facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

26 de Março de 2023, 21h:00 - A | A

GERAL / GRANGRENA GASOSA

Homem perde músculos ao ser infectado por bactéria da 1ª Guerra Mundial

Sueco de 64 anos teria contraído bactéria enquanto praticava jardinagem e passou quatro meses no hospital para tratamento

R7



Um homem sueco de 64 anos contraiu uma bactéria enquanto praticava jardinagem e a infecção o levou a perder parte dos músculos das pernas e das costas. O caso foi reportado no periódico International Journal of Surgery Case Reports e mostra que a infecção pela bactéria Clostridium septicum, se não tratada, pode levar à morte.

As infecções pelas bactérias do gênero Clostridium são conhecidas por gerar gangrenas gasosas, quadro desenvolvido pelo paciente e que, segundo o Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, o diagnóstico foi a principal causa de mortes de feridos durante a Primeira Guerra Mundial.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, os médicos que atenderam o caso suspeitam que o homem tenha sido infectado a partir de um corte acidental em arame farpado, mas consideram, também, a possibilidade de a bactéria ter se infiltrado no organismo através de uma ferida psoriática do paciente.

O homem, então, teria buscado ajuda médica após passar oito horas com febre e dores ao lado esquerdo de seu corpo. Sua entrada hospitalar detectou batimentos e respiração alterados, e um exame físico mostrou extrema sensibilidade ao lado referido no corpo do homem.

Segundo o Manual MSD, a gangrena gasosa é um quadro caracterizado pela formação de bolçhas de gás, produzido pela bactéria, na área infectada. O quadro é acompanhado por febre, frequência cardíaca e respiratória aceleradas, e dor local. Leia mais em R7

Comente esta notícia