Cuiabá, 12 de Agosto de 2022
logo

20 de Dezembro de 2017, 14h:59 - A | A

GERAL / COMBATE À PIRATARIA

Fiscais apreendem mercadoria de ambulantes em Cuiabá

A ação será rotineira e relâmpago, em vários pontos distintos do Centro da Capital

DA REDAÇÃO



A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública fez várias apreensões de mercadorias em pontos da região central nesta terça-feira (19). Produtos pirateados como óculos, brinquedos, eletrônicos, relógios e vestuários que estavam sendo comercializados em locais de passeio público foram recolhidos e encaminhados para a Secretaria.

As ações rotineiras fazem parte de uma operação de combate à pirataria com atuação principal, neste primeiro momento, no Centro histórico de Cuiabá. O objetivo é evitar o comércio irregular e a concorrência desleal de inúmeros vendedores ambulantes espalhados por toda a cidade.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, a intensificação da fiscalização se dá pela reincidência dos vendedores. Ele explicou também que toda a ação coordenada pela secretaria é amparada pela Lei Municipal Complementar 004/92 - que normatiza o Gerenciamento Urbano do Município, definindo os direitos e obrigações dos cidadãos e da municipalidade, em relação as atividades comerciais, industriais, institucionais e de prestação de serviços -, e que no seu artigo 241,  proíbe o uso indevido do passeio público e de logradouros uso  comum para  exposição de mercadorias, entre outros.  

“Esses vendedores ambulantes precisam ter a consciência de que a exposição de produtos nas calçadas é um ato infracional, proibido por lei, além de ser considerado poluição visual. É obrigação da fiscalização regular as atividades, e eles já foram notificados no passado. Eles falam em prejuízos, mas é a cidade que leva prejuízo. Qualquer empresário que queira abrir uma atividade, tem que ser conhecedor das regras. O nosso objetivo é fazer valer as leis e ordenar a cidade”, ressaltou o secretário.

Ação Contínua

A Secretaria de Ordem Pública está combatendo firmemente o comércio irregular dos ambulantes com fiscalizações relâmpago, em vários pontos distintos. Nessa segunda-feira (19), os entornos da Praça Ipiranga e da rua Joaquim Murtinho foram alguns dos mapeados pelas equipes. O trabalho vai continuar devido a reincidência dos ambulantes.

Atuação

 

Caso os ambulantes sejam encontrados pela equipe de fiscalização no Centro Histórico as mercadorias serão apreendidas. Havendo resistência, desacato, ameaças ou contravenção penal, o responsável será encaminhado para a delegacia.

Comente esta notícia

SR. FERNANDO 21/12/2017

Quanta hipocrisia, no camelô do Porto tem todos estes produtos e mais alguns outros mas lá ninguém é preso ou tem seus materiais de trabalhos apreendidos.

Jovino Gomes da Silva 20/12/2017

Esses aí são fáceis de vocês preender. i os nossos governantes no geral. Rouba na cara dura a polícia vê, todos vêem. Mas é a mesma coisa que nada. Justiça, mas justiça no todo. tem cabestro, e ainda por cima da uma de cega.

2 comentários

1 de 1