facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Junho de 2024
23 de Junho de 2024

04 de Novembro de 2022, 12h:05 - A | A

GERAL / VEJA IMAGENS

Emanuel Pinheiro entrega Orla do Porto II: "Cuiabá não está mais de costas para o rio"

A entrega da nova etapa aconteceu na noite de quinta-feira (03).

DO REPÓRTER MT



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite dessa quinta-feira (3) uma nova etapa da Orla do Porto, uma obra para resgatar a história, fomentar o turismo, valorizar o Rio Cuiabá e potencializar a economia da Capital. A inauguração da Orla do Porto II contou com a presença de familiares e amigos do ex-governador, Dante de Oliveira (falecido em 2006) e do primeiro colunista social de Mato Grosso, Jejé de Oyá (falecido em 2016), ambos homenageados com duas estátuas do artista plástico, Alair Fogaça.

"A obra glamouriza mais ainda a nossa Cuiabá, uma cidade cada vez mais charmosa. É a valorização do Rio Cuiabá, e é um compromisso nosso potencializar a Avenida Beira Rio e começar a fomentar o desenvolvimento da Capital, de frente para o rio. A cidade foi se desenvolvendo sem nenhum planejamento e de costa para o rio, o nosso maior patrimônio cultural. A requalificação da Orla do Porto II valoriza à avenida Beira Rio, mas o rio Cuiabá e toda a Orla do Porto. Estamos demonstrando todo nosso amor ao maior patrimônio natural que é o nosso rio. Vamos fomentar o lazer, a cultura e o turismo da nossa cidade. Importante dizer que essa obra é um convênio com a Caixa Econômica Federal viabilizado em 2012 pelo então deputado federal, Wellington Fagundes e pelo deputado Murilo Domingos (in memoriam). Quando fui eleito prefeito da nossa cidade em 2016, Fagundes me trouxe aqui, e falou, pensa no absurdo que existe em Cuiabá, desde 2012 o recurso está na conta para o Cais do Porto e para o Mercado do Porto, este último, ao qual vamos entregar no final do ano. E tivemos uma grande luta para salvar este convênio, com o deputado federal Emanuelzinho e com o senador Jayme Campos, conseguimos manter esse recurso após 10 anos. Passou todo o governo do meu antecessor e esse dinheiro estava na conta. Quando assumi e comecei essa luta para concluir um dos mais belo cartões postais da nossa cidade. Aqui era um matagal, jogado as traças e hoje, a população recebe este belíssimo ponto turístico", discursou o prefeito Emanuel.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O prefeito destacou os homenageados: "Uma noite de homenagem, um dos maiores cuiabano dos últimos tempo, Dante Martins de Oliveira, que merece essa homenagem, para lembrarmos do que ele representa para nós como grande político, deputado estadual, federal, prefeito da Capital e governador, além de ministro de estado. Eu escolhi o Dante como símbolo da nossa política e pela saudade que temos dele até hoje. Se vivo estivesse, seria uma grande referência e grande liderança. E a segunda homenagem, fizemos à cultura cuiabana, e ninguém melhor do que o primeiro colunista social do nosso estado, Jejé de Oyá, essa figura folclórica, extraordinário, e que nunca se envergonhou de sua pele, das suas raízes humilde, da sua sexualidade. Jejé foi um talento natural, cuiabano que conquistou toda a sociedade cuiabana por décadas. São dois ícones imortais. E esse espaço vai ser batizado como “Espaço das Diretas Já", citou o prefeito.

Viúva do ex-governador, Dante de Oliveira, a ex-prefeita do município de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro e lembrou que a construção da Orla do Porto era um sonho do ex-gestor.

"Nós estamos extremamente felizes. O prefeito está sendo carinhoso e atencioso como sempre. Isso aqui era um sonho dele e temos somente a agradecer. Estamos orgulhosos por isso e por toda história que o Dante deixou. Era o seu sonho fazer com que essa Orla fosse urbanizada como o prefeito está fazendo hoje".

O secretário de Obras Públicas e vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa, acrescentou que a construção do espaço irá garantir a preservação do rio e vai valorizar o potencial turístico da cidade.

"É uma justa homenagem ao Dante e ao Jejé de Oyá. Quero parabenizar a todos os trabalhadores que fizeram essa obra e os trabalhadores da Limpurb que estiveram aqui organizando tudo para essa inauguração. Esse espaço poderia ser melhor e valorizado se estivéssemos com o VLT, pois, teríamos uma estação aqui próximo. Temos esse rio que é nossa maior riqueza, mas, que tem alguns que querem construir hidrelétricas no nosso rio, mas não vamos deixar isso acontecer. Queremos um rio limpo, com esgoto tratado. E a nossa gestão vai garantir isso até o final da gestão teremos 100% do esgoto tratado", completou.

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Júnior Leite, detalhou a qualidade da obra e dos benefícios que ela trará a Cuiabá. "A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro está virando a cidade para o rio Cuiabá, com a Orla II. O cidadão cuiabano que vem para Capital tem um local para que ele contemple o rio. A qualidade desta obra é inquestionável. Temos um espaço moderno e a manutenção será econômica, o mobiliário é do mesmo forncedor do Museu do Amanhã (RJ) e da nova Orla Maceió (AL). Estamos usando os mobiliários urbano mais moderno e teremos menos manutenção para realizar. Estamos na entrada da cidade e todos que vem do Aeroporto Marechal Rondon, vai se deparar com esse espaço espetacular", concluiu.

Participaram também do ato de entrega o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Jucá do Guaraná, o deputado Carlos Avallone, secretariado, a vereadora Maria Avallone, o vereador Chico 2000, o vereador Adevair Cabral, vereador Sargento Vidal. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho também foi ao local conhecer a nova estrutura turística e de lazer entregue à população cuiabana.

SOBRE A OBRA

São mais de 600 metros de extensão, equiparados por pista de caminhada, academia ao ar livre, ciclovia, arborização e vagas de estacionamento, oportunizando à população momentos inesquecíveis de lazer. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Obras. por meio da aplicação do aporte de aproximadamente R$ 3,4 milhões.

Álbum de fotos

Secom Câmara Municipal

Secom Câmara Municipal

Secom Câmara Municipal

Secom Câmara Municipal

Secom Câmara Municipal

Comente esta notícia