facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Abril de 2025
21 de Abril de 2025

16 de Março de 2025, 15h:50 - A | A

GERAL / SEM PICANHA

Economista cuiabano culpa "tempestade econômica" pela explosão no preço do ovo

"Mistura" mais barata atingiu alta de 40% no acumulado de 2025.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O consumidor anda assustado com o preço dos ovos nas gôndolas dos supermercados. É que o preço anda muito maior do que o habitual. São 40% a mais que o cidadão tem que tirar a carteira no acumulado de 2025.

Para o economista Vivaldo Lopes, a alta no preço da “mistura” mais barata do mercado se dá por um conjunto de fatores.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Eu chamaria de uma tempestade perfeita, né? A soma desses fatores econômicos está fazendo o preço do ovo aumentar nas gôndolas lá na ponta da linha que é o consumidor”, disse.

O primeiro é o mais óbvio de todos: o aumento no preço da carne vermelha fez o consumidor se voltar para os ovos.

“Aumenta as carnes e as pessoas procuram uma proteína mais barata, então passaram a procurar ovos. E o retorno das aulas na merenda escolar – onde o ovo é um dos principais componentes – também ajudou a impulsionar”, explica.

Outros fatores não podem ser descartados como a destinação de parte desses produtos para o mercado de exportação e o aumento no preço da ração das galinhas.

“Outro fator é que com o aumento excessivo também da dos ovos nos Estados Unidos, eles passaram a importar mais. Esse é o que afeta menos. Do total de produção de ovos do Brasil, as exportações representam 1% ou 1,5%, é muito pouco. Mas deve aumentar um pouco mais porque os Estados Unidos também tão importando mais porque tão com o mesmo problema que nós lá”, explicou.

“E um outro fator que também tá pegando muito é o aumento do preço da comida das galinhas, que é basicamente composta de soja, que é proteína, e milho, que dá o carboidrato. Cerca de 97% da alimentação do frango de uma galinha é soja e milho. E a soja e milho aumentaram muito os preços ultimamente, justamente por causa das exportações. E os produtores estão transferindo os preços. A soma disso tudo tá fazendo o preço do ovo explodir”, disse o economista à reportagem.

Comente esta notícia

Pobre revoltado 17/03/2025

Levamo piça gurizada e ainda por tabela pelo menos não levamo sozinho os bestas que acreditaram no papo da cervejinha com picanha não estão conseguindo com um pão com ovo muito menos um cafezinho. Agora esta aparecendo um monte de doutor semi analfabeto especialista em economia internacional jogando culpa no TRUMP, para livrar o PAI DOS BURROS vulga NINE

positivo
1
negativo
1

Reghis 17/03/2025

Quanto malabarismo para explicar o óbvio. Precisa estudar mais, pois os EUA aumentaram as importações por causa do sacrifício de suas poedeiras pela gripe aviaria. Assim o mercado impõe sua lei da oferta e procura, o que eleva os preços de acordo com o consumo maior. Interessante é que no governo anterior, a culpa era do Bolsonaro e agora os esquerdistas buscam dizer a verdade. Quanta hipocrisia,

positivo
3
negativo
0

2 comentários