MÁRIO ANDREAZZA
DA REDAÇÃO
Choveu em algumas regiões de Chapada dos Guimarães (65 km da Capital) na tarde deste sábado (28) após um período longo de estiagem precoce no município, onde, inclusive, a prefeitura decretou ‘estado de emergência’ devido à forte seca que assola a cidade.
Os elefantes do Santuário, localizado na região do Rio da Casca, MT-403, foram os escolhidos ‘dos céus’ para receber essa benção, já que a chuva não chegou ao perímetro urbano do município, que continua na seca.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O recebeu um vídeo que mostra os elefantes sendo banhados pela chuva enquanto uma voz ao fundo comemora: “chuva no santuário!”.
A situação de Chapada é complicada. Córregos e pequenos rios tem perdido grande volume de água e até mesmo literalmente secando.
É o caso do córrego do Coxipó Mirim, que está praticamente seco e, consequentemente, ‘acabando’ com a cachoeira Véu de Noiva, famoso cartão postal da cidade.
Leia mais
Cachoeira Véu de Noiva "seca" e levanta alerta sobre estiagem severa em MT
Bombeiros extinguem incêndio em Chapada dos Guimarães; 6 mil hectares destruídos
Embora ainda não esteja faltando água na parte urbana de Chapada, há depoimentos de comunidades da zona rural, que são abastecidos por riachos, já sofrendo com a falta d’água.
A prefeitura tem atendido essa população com o envio de caminhões-pipa para tentar sanar essa necessidade. E com o decreto de situação de emergência, o prefeito deve buscar outros recursos para ajudar os cidadãos da zona rural e ainda se precaver de um possível desabastecimento na cidade, caso a estiagem se prolongue por mais tempo.
Mas esperamos que a chuva que chegou para os elefantes continue e chegue à toda cidade.
De acordo com o site especializado em meteorologia ClimaTempo, há previsão 90% de chances de chover em Chapada neste sábado e domingo no período da tarde e da noite.
Embora a chuva não tenha chegado, ainda, na cidade, a previsão se concretizou em alguns pontos específicos do município e pode voltar à noite. Assim como no domingo, com previsão de chuva nos mesmos períodos.
Vale ressaltar os cuidados para que os cidadãos se hidratem bastante, pois, o tempo deve permanecer muito seco. Durante todo o dia a umidade relativa do ar varia entre 13%, clima considerado de deserto, e 46%, muito longe do ideal para a saúde humana que é de 60%.
Veja o vídeo