RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
Houve um tempo em que os clientes cuiabanos entravam em um carro de transporte por aplicativo e recebiam uma atenção toda especial. Tinha até balinha para agradar.
No entanto, após cativar os clientes e ganhar milhões de reais, as empresas viraram as costas tanto para quem utiliza e paga pelo serviço, quanto para os motoristas.
Com o combustível a preço de ‘ouro’, as empresas repassam uma “mixaria” do valor da corrida, para aqueles que elas chamam de colaboradores e juntam seus milhões em lucro para distribuir entre os seus. Com isso, os motoristas nem sequer conseguem abastecer, imaginem comprar balinhas para agradar os passageiros.
Muitos desistem das corridas, ao perceber a região de destino, porque percebem que se aceitar a viagem vão ter que pagar por ela ao invés de faturar.
Não estou aqui defendendo o aumento de preço, mas será que essas empresas não podem dividir um pouquinho mais de sua ‘fortuna’ com os trabalhadores que ajudam a faturar alto, mas não conseguem levar para casa ‘o pão de cada dia’.
Mas, como sempre, quem paga a conta literalmente é a população.
Não há fiscalização, assim como o ocorre no transporte público. É um setor que está largado a bel-prazer dessas empresas que fazem o que quer com os motoristas e clientes.
Alguém precisa fiscalizar isso. É preciso exigir, estipular ou até mesmo punir exploradores do meio digital. Se quer faturar muito, que paguem imposto justo. Se não querem pagar imposto, que melhore a vida de quem trabalha e de quem paga: motoristas e passageiros.
ALEX 08/08/2021
Concordo plenamente que os motoristas tem de ser melhor recompensado. Não sou usuário do APP quanto menos motorista. No entanto, é nítido que o preço que os usurários pagam e o preço que o combustível está, torna-se uma operação inviável para os motoristas. Isso colocando SOMENTE o preço dos reabastecimentos, fora imprevistos como: pneus, manutenção etc. Mas discordo quando entra de "fiscalização" por parte do poder publico. Quando menos houver interferência de governantes na vida da população melhor!. Tudo que esses colocam a mão, no final quem sai prejudicado é o trabalhador e a população. Se houver qualquer tipo de fiscalização/tributação, assim como já ocorre nos transportes publico, as empresas de APP iram repassar todo esses "custos" para os motoristas e não terá melhora alguma! Prova disso é as condições do transporte publico que aí está... Ônibus sucateados, greve com frequência, serviço ineficiente e vários outras coisas. Sinceramente, não sei uma solução para o caso, e não é de minha responsabilidade. Mas sei que tudo que deixa pro estado fiscalizar no final é o trabalhador e a população que se ferra. E todo dinheiro arrecadado NÃO é, em momento algum, revertido em melhorias para população!
Jbruco 21/07/2021
O "GOLPE ESTÀ AÍ", CAI QUEM QUER!!! MAS SE NÃO QUISER, PEGA UM TAXI. SIMPLES ASSIM!!!
SERGIO ANDRADE DOS SANTOS 17/07/2021
Somente se adaptando aos preços de combustível e a dos apps de corrida!????????????
Edu 16/07/2021
Tá bom assim o povo escolheu assim não querem controle fiscalizaçao deixa do jeito que está
Marcio 15/07/2021
uber não tem segurança arriscando a vida dirigindo levando na rua folgados que se acha rico andando bem dizer de graça em um carro com maior conforto, se acorrida dar 9,50 ele da 10 reais e ainda briga por troco, gasolina no preço que ta, e quando tem passagueiro folgado que em uma denuncia prejudica sua vida, e o que a Uber faz, desvaloriza seus motoristas são os que mantém a empresa e não tem valor
Vinicius 15/07/2021
ESSES APPS UBER ,99 E DEMAIS DERAM O GOLPE DO SÉCULO ESTRAGEIROS MALANDROS CORROMPERAM A TUDO E A TODOS PARA FUNCIONAR DA MANEIRA QUE ESTÁ FAZENDO EVASÃO DE DIVISAS FICANDO ATÉ TRILHONARIOS AS CUSTAS DOS BRASILEIROS QUE ACHAM QUE ESTÃO PAGANDO BARATO POR UM SERVIÇO QUE NÃO TEM O DEVIDO RECOLHIMENTO MAIS NÃO SABEM QUE ESSA CONTA VAI CHEGAR POIS QUEM USA OU FAZ BICO NESSE TIPO DE SERVIÇO PIRATA E CLANDESTINO ESTÃO AJUDANDO O EMPOBRECIMENTO DO BRASIL E ENRIQUECIMENTO DOS ESTRAGEIROS FARISEUS DO MUNDO QUE SÃO OS PRIMEIRO LUGAR NA ECONOMIA ESSE FOI O GOLPE DO SÉCULO
Vinicius 15/07/2021
FORAM ACREDITAR EM ESTRAGEIROS MALANDROS, GANACIOSOS QUE JÁ ESTÃO BILHONARIOS AS CUSTAS DOS BRASILEIROS COM ESSA EVASÃO DE DIVISAS POIS ESSAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS FAZEM O SERVIÇO MAIS DE CONTRA PARTIDA NÃO RECOLHE OS DEVIDOS IMPOSTOS DE DIREITO COM ISSO EMPOBRECENDO O BRASIL E ENRIQUECENDO OS ESTRAGEIROS POR TANTO NÃO EXISTE PRECOS BARATO POR CORRIDAS EXISTE UMA TREMENDA SONEGAÇÃO NO GERAL SEM FALAR QUE ELES SE DIZEM UMA EMPRESA DE TECNOLÓGIA MAIS FAZEM O SERVIÇO DE TRANSPORTE E OUTROS ISSO ESTÁ SENDO O GOLPE DO SÉCULO E O BRASIL COMO SEMPRE FICA SENDO O QUINTAL DO. MUNDO POIS AQUI FAZEM O QUE ELES QUIZER É MUITA PROPINA , CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE SEM NENHUMA FISCALIZAÇÃO ESSE LITERALMENTE É O GOLPE DO SÉCULO
Rafael 15/07/2021
Na verdade, desde que iniciou os trabalhos, a uber nunca deu 1 real de lucro aos seus acionistas. Concordo com a discussão aqui e talvez a empresa deveria mudar sua forma de relacionar com os parceiros, mas faltou um minutinho de pesquisa do editor pra escrever essa matéria.
Douglas 14/07/2021
Simples so autoridades tabelar valor por km rodados . Faz normas do tipo aceitou atenda o passageiro. Passageiro cancelou com motorista em deslocamento paga corrida integral. 2.00 km rodados da até pra da balinha.
Sheila 14/07/2021
Até tem aplicativos novos no mercado. Mais ao invés de fazer um diferencial para tantos os motoristas quanto os passageiros conseguir conciliar uma corrida agradável a ambos. Querem competir preços de corridas com os aplicativos que estão com valores defasados. Daí nadam, nadam e morre na praia. Sem motoristas interessados e satisfeitos, não há passageiros contentes com o atendimento.
10 comentários