Cuiabá, 02 de Outubro de 2022
logo

13 de Setembro de 2022, 15h:41 - A | A

ENTREVISTA / VEJA O VÍDEO

Vitor Chab: O idoso é hipervulnerável, mas se sofre maus-tratos defende o filho na delegacia

Entre os crimes mais comuns estão o abandono e uso inardivertido do cartão de crédito à revelia do idoso

LEANDRO MAIA
DO REPÓRTER MT



Os crimes contra os idosos, na maioria das vezes, são silenciosos. O delegado Vitor Chab, titular da Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa, afirma que, em 80% dos casos de violência, o agressoes está na família. Segundo ele, os principais crimes são: maus-tratos, apropriação indébita de bens, uso à revelia de cartão de crédito e abandono.

Único delegado de polícia membro do Grupo Técnico de Política Nacional Judiciária de Atenção a Pessoa idosa e Suas Interseccionalidades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Chab explicou que Alguns avanços já acontecetam. Este ano, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou a alteração da competência da 14ª Vara Criminal de Cuiabá, que passou a julgar as ações relativas a crimes sexuais praticados contra crianças, adolescentes e idosos, independente do gênero, e outros crimes contra idosos.

"Nos servidores públicos temos que olhar para esse população que, na minha opinião, não é vulnerável e sim hipervulneravel. Na maioria dos casos, em que um flho comete um crime contra um pai, no momento em que chamamos ele na delegacia, ele defende o filho, o pai não quer que o filho seja processado criminalmente lá na frente", explica. Estamos no Setembro Amarelo, com  campanha de prevenção ao suicídio. O delegado diz que é importante lembrar que os "casos entre os idoso aumentou por causa de doenças mentais provocadas pelo abandono familiar" . 

Como denunciar?

Tel. (65) 3901-4248 ou 197,190 e  disque 100. 

Veja vídeo:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Graci 14/09/2022

Parabéns delegado Vitor ????????????????????Dez

Graci 14/09/2022

Delegado Vitor diz toda verdade . Parabéns!

2 comentários

1 de 1