MAYARA MICHELS
As obras de duplicação do trecho urbano de Cuiabá, da rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), deverão começar em 60 dias. É o que garante o superintendente de Obras de Transportes da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU), Tércio Lacerda. A construção de duas novas pistas, com 3.6 quilômetros de extensão, entre o trevo da Guia até a entrada do Bairro Jardim Vitória, vai levar cerca de um ano para ser concluída.
No final da obra, o trecho terá quatro pistas, separados por um canteiro. Enquanto isso, motoristas que trafegam pelo local diariamente, terão que ter paciência. O local é palco de inúmeros acidentes, inclusive com mortes.
Segundo Tércio, moradores da região terão que chegar e sair de casa pelo CPA, seguindo pela avenida principal do bairro Jardim Vitória. “Vai ficar um pouco fora de mão para quem trabalha ou estuda no centro da cidade, mas será temporário. Precisamos da compreensão dos moradores”, afirmou.
A duplicação chegou a ser pedida em abaixo assinado feito pelos moradores da região. O trecho que dá acesso ao município de Chapada dos Guimarães registra graves acidentes de trânsito, por imprudência de motoristas e também por falta de acostamento e sinalização na pista.
Outro problema que ocorre no local são as entradas para os bairros próximos. A situação preocupa os moradores. Em uma das entradas não há nenhum trevo e os motoristas são obrigados a cruzar a pista de forma arriscada.
Devido a isto, a SETPU liberou uma intervenção na pista, neste trecho, que fica no quilometro dois, entrada para o bairro Parque das Nações. “Foram construídas 1.587 moradias, se cada casa tem um carro, são 1.587 veículos entrando e saindo desse bairro. Pelo grande fluxo, liberamos para a construtora fazer uma intervenção na pista. A Ginco já apresentou o projeto e já foi aprovado; eles irão construir junto com a duplicação”, garantiu.