facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Junho de 2024
13 de Junho de 2024

29 de Maio de 2024, 14h:44 - A | A

CONEXÃO PODER / QUEBRANDO TABU

Prefeito defende que indígenas possam produzir em suas áreas para ter independência financeira e mais dignidade

Na avaliação do prefeito de Campo Novo do Parecis, a produção agrícola em área indígena é um tabu que precisa ser quebrado.

DO CONEXÃO PODER



Em entrevista ao Conexão Poder, o prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, defende que seja derrubado o tabu sobre produção agrícola em terras indígenas. Ele argumenta que a renda permite que as etnias sejam autossustentáveis, sem depender financeiramente do governo, gerando mais dignidade a essas pessoas.

“E Campo Novo do Parecis de um milhão e 200 mil hectares da área indígena, estão explorando 20 mil para eles; eles explorando. Isso foi um processo de evolução. Eles tinham fazendeiros parceiros e aprenderam a cultivar. Então hoje você percebe indígenas jovens fazendo faculdade da área de gestão da área de Agronomia, Medicina, Direito, para cuidar do que é deles que é aquela atividade econômica ali”, destacou.

Na entrevista ele ainda critica a ideologia de que os indígenas têm que viver como se fossem apenas “cães de guarda” do meio ambiente e aponta que Ongs atrapalham o desenvolvimento desses povos.

“Elas travam o desenvolvimento dos povos indígenas. Parece que as Ongs preferem os povos indígenas da dependência total dos governos (...) Na minha opinião sempre há um viés político também”, frisou.

Veja o vídeo:

 

Assista a entrevista na íntegra:

Comente esta notícia