DA REDAÇÃO
Dentro de seis meses Mato Grosso deve começar a realizar transplantes de rins, conforme o novo secretário de saúde Mato Grosso, Jorge Lafetá. O anúncio foi feito após a primeira reunião do secretário de saúde com o governador Silval Barbosa e Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (19.11).
“Já fizemos a primeira capacitação para que os transplantes possam voltar a operar em Mato Grosso. Provavelmente em cerca de 90 dias começam a retiradas de órgãos e em torno de 6 meses, já com credenciamento dos serviços, a retomada dos transplantes. Vamos focar nos transplantes renais e retirada do fígado ”, explicou Jorge Lafetá.
Segundo Silval Barbosa, foram encaminhadas diversas demandas ao Ministério da Saúde, entre elas, o credenciamento de hospitais do interior para que possam realizar serviços de alta complexidade que hoje são realizados apenas na Capital
“Trouxemos todos os nossos pleitos para melhorar o atendimento. Viemos com o novo secretário e colocamos nossas solicitações para melhorar as áreas de referência nos hospitais de Rondonópolis, Cáceres, Sorriso , Colider, Barra do Bugres e Peixoto de Azevedo. Também tratamos dos transplantes. A população pode esperar ainda mais avanços na saúde, trabalhamos com este fato”, afirmou.
Conforme o secretário de saúde a prioridade é descentralizar os atendimentos de alta complexidade. “Mato Grosso é muito grande, sendo muito penoso para o cidadão do interior que precisa buscar serviços na capital. Vamos encaminhar toda a documentação , virá uma equipe técnica na semana que vem para montarmos alguns convênios”, disse Lafetá.