DA REDAÇÃO
Mato Grosso foi o Estado que mais reduziu o desemprego em todo o Brasil no terceiro trimestre de 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados na quarta-feira (14) e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Segundo o IBGE, o estado teve queda de 1,8% em comparação com o trimestre anterior. E o setor com maior crescimento no número de pessoas empregadas foi o de comércio. Em seguida, o setor de informação - como imobiliárias e profissionais administrativos - foi o que mais contratou.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
De acordo com o levantamento, a taxa de desemprego em Mato Grosso foi de 6,7%, o que representa 117 mil trabalhadores ativos fora do mercado de trabalho. O número deixa o Estado como o segundo maior contratante do país, perdendo apenas para Santa Catarina, que registrou 6,2%. Mato Grosso do Sul em terceiro colocado com uma taxa de 7,2%.
Apenas em Roraima, foi notado um registro de alta na taxa, com um aumento de 2,3% no número de desempregados, comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Nos outros estados, o dado se manteve estável.
No Brasil, a taxa de desemprego caiu para 12,1% no trimestre. Equivale a 12,7 milhões de brasileiros desempregados.