Simone Machado
UOL
O estado de Nova York vai doar cerca de 800 robôs para tentar driblar a epidemia de solidão que assombra idosos que moram sozinhos na região. O aparelho, lançado para venda comercial em março, oferece lembretes de medicamentos, sugere atividades físicas e ajuda na conexão dos idosos com familiares e amigos.
Os robôs são conhecidos pelo nome ElliQ e foram criados pelo Escritório do Estado de Nova York para o Envelhecimento (NYSOFA) em parceria com a empresa israelense Intuition Robotics.
>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp
Eles usam a tecnologia de IA (inteligência artificial) e tem como principal objetivo ajudar na socialização dos idosos proporcionando companhia a eles e, assim, ajudar a prevenir a depressão e diminuir o estresse desse público.
O robô ElliQ é composto por duas partes presas a uma base. A primeira é um recurso iluminado, semelhante a uma lâmpada, que contém um microfone e alto-falante, que acende e gira em direção a pessoa que está falando. A outra parte é um tablet com tela sensível ao toque que oferece comunicação por vídeo ou exibição de fotos.
"Acreditamos que a ElliQ será capaz de envolver e incentivar efetivamente os idosos de Nova York a serem mais independentes, saudáveis e felizes", disse o CEO e co-fundador da Intuition Robotics Dor Skuler, em um comunicado.
Segundo o diretor da NYSOFA, Greg Olsen, os idosos estão dispostos a aceitar novas tecnologias que contribuam para uma melhor qualidade de vida e acrescentou que o ElliQ foi projetado com a contribuição desse público.