facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Novembro de 2025
17 de Novembro de 2025

27 de Novembro de 2017, 13h:06 - A | A

VARIEDADES / DESREGULA SISTEMA IMUNOLÓGICO

Mais de um banho por dia pode fazer mal à saúde, aponta estudo

Costume dos brasileiros, tomar mais de um banho pode deixar o corpo vulnerável a doenças, de acordo com pesquisadores

MINHA VIDA



Para os brasileiros, tomar mais de um banho por dia é algo comum, porém um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriu que esse hábito pode não ser tão benéfico para a saúde. Pesquisadores apontaram que mais de um banho por dia pode desregular os ecossistemas microbianos da pele.

A pele é o principal meio de proteção do nosso corpo contra doenças e, com esse órgão afetado, ficamos muito mais vulneráveis. A pesquisa descobriu ainda que, mesmo com apenas um banho, mas utilizando alguma bucha todos os dias, o efeito prejudicial é o mesmo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O problema está, justamente, em tentar limpar demais a pele, pois acabamos afetando diretamente as bactérias (normais!) que vivem em nosso corpo e auxiliam no sistema imunológico e na manutenção dos tecidos.

Em muitos lugares do mundo, a quantidade de banhos ao dia é bem menor que a do brasileiro, que sofre com o calor excessivo. Porém, mesmo com o calor, a recomendação dos cientistas é de apenas um banho por dia, limitando as esfoliações profundas a uma vez por semana apenas. Normalmente, sabonete neutro fazendo movimentos circulares são suficientes, de acordo com o estudo.

Comente esta notícia