facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

22 de Junho de 2022, 08h:44 - A | A

VARIEDADES / DE MATO GROSSO PARA O MUNDO

Grupo Flor Ribeirinha embarca para mais uma turnê por países da Europa

O grupo vai representar o Brasil na Bulgária, Croácia e Eslovênia

DO REPÓRTER MT



O Grupo Folclórico Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, realizará mais uma turnê pela Europa, desta vez, pelos países: Bulgária Croácia e Eslovênia. No período de 24 de junho a 31 de julho, o grupo vai representar o Brasil, a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança-Fidaf, entidade que promove o intercâmbio cultural dos grupos brasileiros. O Flor Ribeirinha foi selecionado devido a sua qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura, levando em seu repertório de danças, quadros alusivos as regiões brasileiras.

 

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Durante a turnê, serão realizadas mais de 40 apresentações artísticas, nos diversos Festivais de Folclore, em Maribor na Eslovência, Festival Karlovac na Croácia, Festival em Mezdra, Festival de Plovdiv e Festival em Sofia, na Bulgária. Os eventos reúnem companhias de dança de vários países, com as suas manifestações culturais.

 

O Grupo Flor Ribeirinha apresentará o espetáculo Mato Grosso Dançando Brasil. No seu repertório, estão as danças do Frevo, Boi Bumbá, Samba, Siriri e o Rasqueado. O espetáculo mostra a diversidade cultural presente nas regiões. O Siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante viola de cocho, o mocho e o ganzá, além do tradicional Rasqueado Cuiabano. A dança do Boi Bumbá, uma manifestação, oriunda do Norte, o tradicional frevo do Nordeste e o Samba, da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira. Este espetáculo conquistou o prêmio mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado na Turquia em 2017.

 

O Diretor Artístico do Grupo, Avinner Brandão, destaca que  o Flor Ribeirinha será o Brasil em mais uma grandiosa turnê pela Europa. “O grupo embarca para mais um objetivo especial, e levará em sua bagagem as côres, vozes, gestos e alegria da nossa cultura. Contamos com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, de apoiadores oficiais e também com as parcerias da Energisa, Malai Manso, Lojas do Lar, Eletrofios, Sicoob, Bióleo, Bravos indoor e Associação dos Municípios, além do público que contribuiu com a nossa rifa cultural”, disse ele, lembrando que todo o trabalho na turnê, poderá ser acompanhado pelas redes sociais do grupo.

 

A presidente do Grupo, Domingas Leonor da Silva ressalta  que,  com 28 anos de existência o Flor Ribeirinha, que nasceu no quintal de sua casa, em São Gonçalo Beira Rio, vem despontando e levando a cultura regional para outros países. “Nossa luta é pela preservação da cultura popular, notadamente o nosso Siriri e do nosso Rasqueado Cuiabano” concluiu a fundadora.

 

Comente esta notícia

Gina 22/06/2022

Vamos ter que bancar mais isso? Gostaria que prestassem conta dos gastos.. Só citaram nomes de empresas,com quanto entrou cada uma? E a Secretaria de Cultura? Para isto tem dinheiro sobrando. Trem da alegria....

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1