facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Julho de 2024
18 de Julho de 2024

26 de Outubro de 2017, 09h:13 - A | A

VARIEDADES / PESQUISA

Consumo moderado de gordura é melhor do que dieta com carboidratos

Para cientistas, o consumo excessivo de carboidratos pode causar maiores complicações à saúde

MINHA VIDA



Durante muito tempo a ciência nos levou a acreditar que o consumo de carboidratos é melhor para o organismo do que a ingestão de gordura. Até ai, tudo bem. No entanto, uma pesquisa feita com mais de 135 mil pessoas nos cinco continentes mostrou que uma dieta que inclui ingestão moderada de gorduras, frutas e vegetais e reduz o consumo de carboidratos pode levar a um menor risco de morte.

A pesquisa foi publicada no periódico científico The Lancet e produzida pelos pesquisadores do Population Health Research Institute, da McMaster University e Hamilton Health Sciences.

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Para a realização do estudo, os cientistas analisaram os hábitos alimentares de pessoas de 18 países, por meio de questionários, durante sete anos.

Ao analisar os dados, os pesquisadores descobriram que, contrariando dados científicos, as gorduras não estão associadas a um maior número de doenças cardiovasculares, mas sim a um menor número de mortalidade. Inclusive, esse resultado foi obtido para o consumo de todos os tipos de gorduras (saturadas, poli-insaturadas e monoinsaturadas).

Os pesquisadores destacam que, embora esses resultados possam parecer surpreendentes, existe fundamento para essa teoria. De acordo com eles, uma diminuição na ingestão de gorduras automaticamente levou a um aumento no consumo de carboidratos e achados poderiam explicar por que certas populações, como os sul asiáticos, que não consomem muita gordura, mas que consomem muitos carboidratos têm maiores taxas de mortalidade.

Eles apontam que as diretrizes conhecidas para se obter uma alimentação saudável visam em reduzir o consumo de gorduras saturadas. No entanto, não é levado em consideração como a gordura saturada é substituída na dieta.

Ainda é cedo para dizer se o consumo moderado de gorduras é menos prejudicial para a saúde do que a ingestão de carboidratos. O que os especialistas recomendam é o consumo moderado, independentemente de qual seja o tipo de alimento

Comente esta notícia