MINHA VIDA
O casamento é capaz de trazer diversos benefícios para a vida de um casal, proporcionando felicidade, bem-estar e até mesmo saúde para os noivos. No entanto, nenhum estudo até agora havia analisado a importância do casamento para homens e mulheres.
Nesta segunda-feira (27), uma pesquisa divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo revelou que os homens valorizam mais o casamento do que as mulheres. A investigação feita pelo Datafolha aponta que 79% dos homens idosos no Brasil consideram o casamento importante ou muito importante. A porcentagem descoberta é superior ao registrado entre as mulheres, que ficou em 61%. Para o estudo foram entrevistadas 2.732 pessoas, sendo 848 com mais de 60 anos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Os dados também mostraram que existe uma valorização maior do casamento pelos homens em outros cenários. De acordo com a análise, quando pessoas com menos de 60 anos pensam no que será mais importante durante a velhice, 8% dos homens dizem que é o casamento, contra 3% delas. Já quando os idosos respondem o que era mais importante na juventude, 16% dizem o casamento, contra 10% delas.
Embora muitas pessoas ainda acreditem que as mulheres dessa geração sejam mais dependentes do marido, médicos e psicólogos ouvidos pelo jornal afirmam que, ao contrário do que se pensam, são os homens que têm dificuldade de ficar sozinhos e não têm autonomia.
Além disso, a pesquisa indicou que os idosos são os que mais vivem sozinhos. Um quarto deles não mora com ninguém, contra em média um décimo nas faixas entre 25 e 59 anos. Uma descoberta inusitada é que entre as mulheres a satisfação com a solidão é maior, 57% delas dizem achar ótimo ou bom morar sozinhas, comparado com 39% dos homens.















