FOLHA DO ESTADO
O Saguão da Secretaria Municipal de Cultura mantém até o dia 19 de setembro a exposição de telas ‘Nossa Cultura em Evidência’. A autoria da mostra individual é do artista plástico Régis Gomes.
A inauguração ocorreu ontem com a presença de músicos e dançarinos cuiabanos. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira em horário comercial. A entrada é franca.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Luiz Poção, é uma preocupação da administração municipal abrir espaços para os artistas regionais e ampliar a recepção das artes plásticas locais. “Tenho certeza de que essa exposição vai reacender a importância daqueles que contribuirão e contribuem para o resgate da história do berço da cultura cuiabana”.
VIVÊNCIAS
As obras registram a vivência do artista em sua infância na Baixada Cuiabana, comunicando um passado que marcou a sua percepção da cidade e se centra nos símbolos tradicionais desse lugar. “Eu sempre digo que as minhas telas têm o poder da ‘voz’, elas transmitem por meio de algumas pinceladas o meu principal objetivo - a voz do povo ribeirinho. Seu linguajar, costumes e danças”, afirmou o artista.
As lembranças se somaram a pesquisas sobre as pessoas e lugares presentes nas imagens criadas. Crianças brincando, ceramistas e cozinheiras trabalhando, bailarinos dançando o siriri, festejos religiosos, bailes populares e pessoas rezando formaram a matéria das cenas retratadas pelas obras de Gomes.
PERSONALIDADES
Personalidades emblemáticas da cultura cuiabana também ganham relevo. O saxofonista Bolinha, o artesão Alcides Ribeiro, Seu Clínio, Névio Lotufo, o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, Mestre Inácio e Dona Domingos figuram nos quadros que pretendem trazer à tona o sentimento de pertença da população cuiabana.
Ainda em 2010, uma exposição especial em homenagem a Liu Arruda foi realizada por ele, que se diz um grande admirador do humorista.
Todos esses personagens são colocados lado a lado nos trabalhos e partilham o espaço com figuras de visibilidade nacional como a presidente Dilma Rousseff. Numa das pinturas, chamada de ‘Ah Tá Até Doce’, a presidente, Comadre Pitú, Osvaldina dos Santos, Totó Bodega e Odilza participam juntos de um grande baile de rasqueado.
Sua técnica de composição também se vale de elementos da cultura regional. Algumas das telas são pintadas sobre o tradicional tecido de chita, muito presente no figurino dos dançarinos de músicas tradicionais da cidade.
SERVIÇO
A Secretaria Municipal de Cultura recebe até o dia 19 de setembro a exposição de telas ‘Nossa Cultura em Evidência’, do artista plástico Régis Gomes. As visitações são gratuitas e podem ser feitas em horário comercial.
REGIS GOMES 01/11/2012
OBRIGADO, ESTA FOI UMA DAS MELHORES EXPOSIÇÃO QUE JÁ REALIZEI, PÔS É MINHA REALIDADE
1 comentários