facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

06 de Julho de 2023, 19h:20 - A | A

RICO COM CAMILA / CHAMA NO PIX

Receita Federal já fiscaliza suas transações; empresário deve ficar atento

"Rico com Camila" conversou com o contador Sidinei Arruda, que explicou o que muda nas transações

DO REPÓRTERMT



A partir de 2023 as movimentações financeiras (recebimentos e pagamentos) via Pix, realizadas pelas empresas no período de janeiro de 2022 em diante, serão repassadas pelas instituições financeiras, para o fisco municipal, estadual e federal.  

Em entrevista ao podcast Rico com Camila do Repórter MT, o contador Sidinei Amorim falou sobre as mudanças na legislação e fez uma alerta aos empresários.  

“Se você empresário efetuou operações de comercializações, prestação de serviço e não emitiu o documento fiscal pode sim vir a sofrer um cruzamento de informação e ser obrigado a esclarecer porque que você emitiu R$ 100 mil de nota e passou R$ 500 mil na sua conta.”  

Ainda de acordo com o contador o foco não é a cobrança da operação via PIX mas sim as operações mercantis realizadas sem documento fiscal. E nesse sentido Sidinei Amorim chamou a atenção dos empresários sobre a importância da regularidade tributária e principalmente a emissão de nota fiscal. Principalmente hoje em dia que a contabilidade está praticamente online e toda movimentação realizada por empresas é enviada para a Receita Federal.

“O crescimento da tecnologia tem facilitado as fiscalizações é esse cruzamento de dados por parte das legislações tributárias das fiscalizações. Então um bom planejamento vai evitar que o valor que você deveria ter repassado para ao teu cliente venha no futuro com multa, juro, penalidade e aí inviabilizar o seu negócio”, concluiu ele.

Assista a entrevista na íntegra:

Comente esta notícia