Cuiabá, 31 de Janeiro de 2023
logo

14 de Dezembro de 2014, 13h:16 - A | A

POLÍTICA / LEGADO DE SILVAL

Secretário de Taques vai enfrentar desafio de gerir 25ª pior Educação do país

“A qualidade do ensino em Mato Grosso é péssima, e precisamos mudar essa realidade”, disse Permínio.

ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO



Anunciado como o novo secretário de Educação (Seduc) pelo governador Pedro Taques (PDT), Permínio Pinto Filho declarou durante coletiva de imprensa esta semana que enfrentará um “desafio muito grande” à frente da Secretaria, que começa a gerir a partir de 1º de janeiro de 2015.

Ele afirmou que Mato Grosso é o 25º no ranking nacional em qualidade do ensino médio, e que 40% dos alunos do 5º ao 9º ano tem desempenho semelhante aos estudantes do 1º ano do ensino fundamental.

“A qualidade do ensino em Mato Grosso é péssima, e precisamos mudar essa realidade. É um desafio muito grande, mas precisamos nos unir e pensar em montar uma equipe que tenha capacidade de promover as mudanças necessárias”.

Para Permínio, é necessário tomar algumas providências e dividir a gestão em etapas, com valorização do profissional da Educação e melhor aplicação dos recursos da pasta. Ele afirmou que o Estado tem dinheiro, mas aplica mal os recursos.

“Primeiro, precisamos trazer as famílias para dentro das escolas, voltar a ter uma relação mais próxima das prefeituras e valorizar e saber qualificar os profissionais. Precisamos colocar os profissionais em sala de aula com conhecimento do conteúdo das disciplinas. Há muita coisa a se fazer. E precisamos qualificar os gastos na Educação. Há recursos, porém precisam ser melhor aplicados”, avaliou o futuro secretário.

Taques anunciou na última quinta-feira (11) mais oito secretários de Estado que comporão seu staff. Permínio é Engenheiro agrônomo, empresário rural-pecuarista, já foi secretário de Educação de Cuiabá entre 2011 e 2012, e é ex-vereador. Atualmente, atua como secretário de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá.

Apesar de apontar para a necessidade de montar uma nova equipe na pasta, Permínio, que é ligado ao PSDB, afirmou que não recebeu autonomia do governador Pedro Taques para montar sua própria equipe. De acordo com ele, todas as contratações passarão pelo crivo do chefe do Executivo.

A Seduc foi alvo de diversas críticas durante a campanha eleitoral. Taques apontava para o aparelhamento do PT (Partido dos Trabalhadores) na pasta. No entanto, Permínio não revelou qual será a estratégia para não permitir que a secretaria permaneça, ou volte a ser sitiada por grupos políticos.

“Quem monta a equipe e nomeia é o governador, mas haverá critérios para isso. Cumpriremos orientações do governador, e não posso dizer que essa é minha responsabilidade. É o Pedro Taques que comanda o Governo do Estado. Esperamos um relacionamento civilizado com o Sintep, e através do diálogo nós avançaremos”, completou ele, se referindo ao Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Público.

Comente esta notícia

DIOGO FABRICIO 15/12/2014

Sem dúvidas o antigo secretario Saguas Moraes do PT, entregou uma pasta sucateada sem cuidar do fundamental que é a educação de nossas crianças.O projeto do PT sempre foi projeto de poder e jamais deu atenção à educação para manter o povo "incapaz/semi-analfabeto" e assim continua votando errado. O povo que votou no Saguas mesmo após as comprovações de desvios e má gestão é reflexo dessa ausência de educação.

Rose 14/12/2014

Senhor Perminio, futuro Secretário de Educação, o senhor irá pegar uma das pastas mais cheios de cargos,inerentes à necessidade a necessidade do Ensino de Qualidade. Existem muitos professores que já eram para aposentar em, e até agora não fizeram isso devido a gratificação que recebem,trabalhando com ar condicionado. Enquanto nas escolas públicas, existem muitos professores, que estão utilizando o cargo como bico, e não amor a profissão. Não estão preocupados com a qualidade de ensino que estão transmitindo à todos os alunos matriculados. Fui professora efetiva, amei e amo essa profissão tão importante que é a troca de conhecimentos entre o docente com o discente.Coloca profissionais que realmente querem trabalhar em prol do Ensino de Qualidade à Rede Pública do Estado de Mato Grosso. Desejo-lhe muita sorte, e Parabéns!

2 comentários

1 de 1