facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 08 de Dezembro de 2024
08 de Dezembro de 2024

03 de Outubro de 2013, 11h:00 - A | A

POLÍTICA / CORRIDA CONTRA O TEMPO

Arena evolui 4% em três meses; Governo garante entrega em dezembro

Segundo a Secopa, diversas frentes de trabalho estão em andamento e o palco do Mundial reúne 1.750 operários atualmente. No entanto, ritmo de obras é lento.

RENAN MARCEL



Em agosto deste ano o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou a informação de que as obras da Arena Pantanal estavam com 80,26% dos contratos concluídos. Os dados eram referentes ao mês de junho. De lá para cá, apenas um novo relatório foi emitido pelo órgão fiscalizador sobre o estádio, mas sem apresentar percentuais atualizados. O Tribunal constatou, em análise in loco, que a Arena só ficará pronta até dezembro se houver um mutirão para apressar as obras.

Nessa terça-feira (2), a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) informou que o estádio completou 85% de conclusão no final do mês de setembro. Isso significa que o “progresso” da obra, somando os meses de julho, agosto e setembro, foi de apenas 4%, aproximadamente.

O cálculo é possível porque o documento do TCE, na época, foi feito com base em medições repassadas pela própria Secopa, através do Sistema GeoObras. O percentual obtido contrasta fortemente com os valores demonstrados em meses anteriores, quando a Arena, chegou a evoluir até 6,9% em um único mês.

Segundo a assessoria da Secopa, o baixo percentual ocorre por conta da inclusão do contrato de implantação dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) no estádio, orçado em R$ 98 milhões. Como o relatório é feito com base nas medições da execução física e financeira das obras, o contrato do TI, inserido somente agora nos cálculos, contribui para a redução do percentual de avanço.

Não fosse somente pela lentidão dos últimos três meses, a Arena enfrenta agora uma nova corrida contra o tempo, conforme afirmou o secretário Maurício Guimarães em entrevista coletiva concedida à imprensa.

O Governo terá que realizar um pregão presencial para recontratar as cadeiras do Novo Verdão, já que o Ministério Público recomendou o cancelamento do contrato com a Kango Brasil, empresa que receberia R$ 19,4 milhões para fornecer assentos de alta qualidade.

Segundo o secretário, a nova empresa terá que ter capacidade para entregar as 42 mil cadeiras até o dia 20 de dezembro, caso contrário, não poderá participar da concorrência. A inauguração do estádio, promete o Governo, deve ocorrer em janeiro de 2014, com torneios de futebol mato-grossense.

Acelerando o ritmo

Segundo a Secopa, diversas frentes de trabalho estão em andamento e o palco do Mundial reúne 1.750 operários atualmente. As fases em destaque são o acabamento dos banheiros, com assentamento de cerâmicas, instalação de sanitários, torneiras, mictórios, cobertura das arquibancadas, preparação do campo de futebol, fixação de vidros, camarotes, testes em elevadores e paisagismo.

“Estamos trabalhando arduamente para entregar a Arena Pantanal no prazo assumido com a Fifa, que é dezembro de 2013. Temos diversas frentes de atuação e estamos incumbidos pelo governador Silval Barbosa de concentrar todos nossos esforços na obra”, comentou o secretário da Secopa, Mauricio Guimarães, que acompanhou neste fim de semana a reta final da montagem das estruturas metálicas dos setores Norte e Sul.

Semanalmente as empresas envolvidas na execução da obra se reúnem com a área técnica da Secopa para ajustar detalhes e intensificar as frentes de serviço.

SISTEMA ELÉTRICO E TELECOMUNICAÇÃO:

Liderado pelo Consórcio C.L.E, a infraestrutura necessária para o sistema elétrico e de tecnologia da comunicação e informação também estão em andamento, com distribuição dos cabos de energia e de fibra ótica. Após essa etapa, o consórcio avança nas instalações de iluminação e sonorização do estádio.

RESUMO DAS PRINCIPAIS AÇÕES:

Colocação de forro: Já foi finalizada nos banheiros. As lanchonetes e corredores de acesso às arquibancadas estão na fase final de colocação de forro;

Camarotes: Foi iniciada na semana passada o assentamento de piso e de forro mineral nos camarotes. Os aparelhos de ar-condicionado também já estão instalados; a fixação dos vidros está praticamente concluída.

Gramado: Está na terceira etapa de preparação para o plantio da grama, com a colocação do colchão de pedrisco. O próximo passo é a instalação do sistema de irrigação. O plantio das mudas está previsto para as próximas semanas.

Paisagismo: O paisagismo da Arena Pantanal está em execução em dois setores da área externa do estádio, Sul e Leste.

Banheiros: As torneiras, mictórios e sanitários já começaram a ser instalados, bem como as divisórias neocom, que correspondem à última etapa dos banheiros.

Cobertura: Encerrada a montagem das estruturas estrutura metálica da cobertura do setores Norte e Sul, terá início a instalação do telhado e isolante térmico. Os trabalhos da cobertura dos setores Leste e Oeste já iniciaram, devendo ser içadas nas próximas semanas.

Pavimentação: A pavimentação da área externa ocorre paralelamente em todos os setores da Arena Pantanal. São 16 tipos de pavimentação.

Arquibancadas: A aplicação da poliureia (produto impermeabilizante) e pintura das arquibancadas estão na reta final.

Elevadores: Três equipamentos já estão instalados e na fase de testes no Setor Oeste.

 

Álbum de fotos

Comente esta notícia