Cuiabá, 27 de Setembro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
27 de Setembro de 2026

02 de Agosto de 2026, 18h:59 - A | A

POLÍTICA / CHAPA QUENTE

Abilio não aceita aliança do PL com Janaina e desafia cúpula: "Me libera, tolera, ou expulsa"

Prefeito de Cuiabá avisa que não subirá no mesmo palanque que adversários do MDB em Mato Grosso.

Reprodução

Prefeito de Cuiabá reage contra acordo nacional firmado por Valdemar Costa Neto

Prefeito de Cuiabá reage contra acordo nacional firmado por Valdemar Costa Neto

ANA JÁCOMO
DO REPÓRTERMT



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), manifestou públicamente a oposição ao acordo firmado pela direção nacional de sua legenda com a deputada estadual Janaina Riva (MDB), pré-candidata ao Senado Federal por Mato Grosso. Em publicação realizada nas redes sociais hoje (2), ele rejeitou a composição política e fez um desafio direto à cúpula do partido: "Me libera, tolera, ou me expulsa. Com o PT e MDB eu não vou".

A reação do prefeito ocorreu após o anúncio de que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, selou uma aliança para apoiar Janaina Riva em uma chapa composta também pelo senador Wellington Fagundes (PL), que é sogro dela. Segundo Janaina, o entendimento em Brasília prevê inclusive a participação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro (PL) durante a campanha no Estado.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Em seu posicionamento, Abilio criticou a tentativa de reunir no mesmo grupo político lideranças que atuaram como opositoras ao seu projeto e aos aliados do PL em municípios mato-grossenses.

LEIA MAIS: Wellington confirma Janaina Riva e José Medeiros na sua chapa ao Governo como candidatos ao Senado

Entre os nomes citados pelo prefeito estão o deputado Eduardo Botelho, seu adversário na disputa pela Prefeitura de Cuiabá na último pleito, além de Thiago Silva em Rondonópolis, Léo Bortolin em Primavera do Leste e Kalil Baracat em Várzea Grande, além de sua própria vice-prefeita, Vânia Rosa, que migrou para a legenda emedebista.

Ao rechaçar o alinhamento com a candidatura de Janaina Riva, Abilio afirmou que não manterá postura de apoio por mera fidelidade partidária caso a legenda se coligue com o MDB ou com o PT.

Até o momento, a direção nacional e estadual do PL, bem como a deputada Janaina Riva, não emitiram posicionamento oficial sobre as declarações de Abilio Brunini.

WhatsApp Image 2026-08-02 at 18.39.10.jpeg

 

Comente esta notícia

PQL 03/08/2026

Conversinha fiada,jogando pra torcida. O senhor tem eu seu staff gente do PT, que inclusive já foi presidente municipal em Cuiaba! Apoiei e votei no 22 em Cuiabá, me arrependo amargamente,gestao pifia!

positivo
0
negativo
1

ELEITOR 2026 03/08/2026

Parabéns Abilio, seu eleitor nunca esquecera do seu posicionamento !! NICANOR PEGA NO ME CANO...

positivo
1
negativo
1

Nicanor 03/08/2026

Entre WF e Pivetta não há mais dúvidas: NENHUM! Natasha na cabeça. Chora boi véi.

positivo
0
negativo
4

CELSO DE SOUZA 03/08/2026

Parabéns Abílio Compartilho essa posição com você... Sou de Direita, mas, infelizmente em MT não tem jeito, PL já era., e no Brasil acredito que vai Patinar, mas , não vai INFELIZMENTE

positivo
5
negativo
0

helena ana da silva 03/08/2026

Hoje em dia a gente não vota em coligação, pq misturaram tudo. Meu voto como fazer?? Aff

positivo
2
negativo
0

5 comentários