DA REDAÇÃO
Dois homens acusados de estelionato foram presos em flagrante pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) na última sexta-feira (11.08). Os irmãos Heldo Rodrigues Cardoso, conhecido como “Boca” e Adjalma Rodrigues Cardoso são apontados como integrantes de uma quadrilha que desviava cargas na região sul do Estado. Outros noves comerciantes da cidade irão responder criminalmente por receptação e sonegação fiscal.
A carga vinha de uma usina de açúcar de Jaciara (144 km ao sul), com destino a Brasília, Distrito Federal. Quando chegava ao município de Rondonópolis, a carga era interceptada pelos irmãos que repassavam os produtos a preço muito inferior ao de mercado para padarias e sorveterias renomadas da cidade.
Os acusados desviaram aproximadamente 2.000 sacos de açúcar de 50 kg cada. As investigações começaram após a prisão de Wilson Pires das Flores, motorista contrato pelos irmãos para acelerar a entrega da carga aos receptadores. Em depoimento, Wilson confessou o crime e indicou um depósito onde a carga desviada era escondida.
Policiais civis realizaram diligências no local, mas os 1.128 sacos de açúcar armazenados já haviam sido distribuídos. Alguns comerciantes confirmaram que compraram o açúcar diretamente dos irmãos.
Todos os envolvidos na ação criminosa foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) de Rondonópolis.
Heldo e Adjalma foram indiciados pelo crime de estelionato e nove comerciantes foram autuados pelos crimes de receptação e sonegação fiscal.
Os irmãos presos possuem outras passagens pela polícia, e respondiam em liberdade pelo seqüestro e morte de um empresário da cidade de Sinop, no ano de 2001.