MAYARA MICHELS 08h21
DA REDAÇÃO
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) registrou até a noite de sexta-feira (10), 151 homicídios na Grande Cuiabá, sendo 93 em Cuiabá e 58 em Várzea Grande. A maior parte cometida com arma de fogo. Em Várzea Grande, o aumento foi de 40%, comparado ao mesmo período do ano passado, quando 40 pessoas morreram assassinadas. Já em Cuiabá o índice caiu 7,6%, se comparado ao ano de 2010.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Segundo o Tenente Varela da Polícia Militar, 95% dos homicídios registrados neste ano, foram por envolvimento com o crime, ou seja, bandido matando bandido, numa guerra de gangues. O fato motivou um novo sistema operacional da polícia, que reduziu o número de PMs no administrativo e aumentou o efetivo nas ruas. "O coronel Taborelli prioriza o operacional, devido a isto, cercamos os criminosos e coibimos as atitudes deles. O território deles está diminuído por isso estão brigando entre si", afirmou o tenente Varela.
"Os bandidos estão brigando por território, por não conseguir pagar a conta do tráfico pela presença da polícia, morrem em acerto de contas. A grande maioria dos assassinados tem várias passagens pela polícia", revelou Varela.
Segundo a DHPP, as estatísticas apontaram que a maioria dos assassinados são homens, com idade ente 19 a 25 anos. No ano passado, o bairro Pedra 90 ficou em primeiro lugar no número de homicídios registrados, 13. Em Várzea Grande, o bairro Jardim Eldorado, ganhou o título de mais violento, com 10 homicídios.
Em VG, atualmente, 20 viaturas da PM fazem rondas preventivas diariamente, mas segundo estatísticas deveria haver pelo menos o dobro. A cidade ficou em 4º lugar entre as mais violentas do estado, segundo o Mapa da Violência, divulgado no início do ano. Cuiabá ficou em 9º.
Latrocínios.
Em Cuiabá os latrocínios (roubo seguido de morte) diminuíram 25% neste ano. Na cidade de Várzea Grande, os crimes tiveram um aumento de 25%, de 4 foi para 5. Até agora, a soma das duas cidades registra 8 latrocínios.