DO REPÓRTER MT
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) prendeu nesta terça-feira (17) duas pessoas em Cuiabá e Várzea Grande pela prática do crime popularmente conhecido como “golpe do novo número”, cometido contra um idoso de Goiás.
De acordo com a Polícia Judiciária Civil de Goiás, os alvos são investigados pela prática dos crimes de estelionato majorado na forma continuada, praticado por meio eletrônico, contra idoso em contexto de associação criminosa. Na ocasião, também foram cumpridas ordens de sequestro de bens e valores.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O “golpe do novo número” ocorre por meio do WhatsApp. O golpista entra em contato com a vítima, passando-se por um familiar ou amigo, geralmente valendo-se de uma foto desta pessoa no perfil.
Em seguida, afirma que está utilizando um número novo e cria uma necessidade com o fim de justificar o pedido de transferência de determinada quantia nas contas bancárias indicadas. Enganada, a vítima cede aos pedidos e efetua os depósitos, descobrindo a fraude, apenas após a consumação do prejuízo.
Segundo a PJC, os contatos realizados pelos criminosos se estenderam por dois dias consecutivos, resultando, ao final, na realização de sete depósitos bancários de quantias distintas, ocasionando considerável prejuízo à vítima, que à época, contava com 76 anos de idade.