facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 17 de Novembro de 2025
17 de Novembro de 2025

13 de Outubro de 2017, 16h:55 - A | A

POLÍCIA / INVASÃO INDÍGENA

Força Nacional chega em MT para evitar confronto em usina de energia

A decisão de enviar as tropas foi assinada pelo juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de Sinop.

RAUL BRADOCK
DA REDAÇÃO



O Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob Torquato Lorena Jardim, enviou uma tropa da Força Nacional para a Usina Hidrelétrica São Manoel, localizada entre os municípios de Paranaíta (851 km ao Norte de Cuiabá) e Jacareacanga (PA).

Os agentes chegaram em um avião, que pousou em Alta Floresta (803 km ao Norte) nesta quinta-feira (12). A ação busca evitar confrontos na usina, após indígenas ameaçarem invadir o local para paralisar as obras.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A decisão solicitando a presença nacional, assinada pelo juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de Sinop (503 km da capital), atende a um pedido feito pela diretoria da empresa responsável pela usina

Conforme o Ministério da Justiça, o objetivo é garantir a segurança das pessoas e das instalações na região.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Força Nacional é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país.

Atualmente, a Força Nacional participa de operações nos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Sergipe.

Comente esta notícia