facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

25 de Setembro de 2022, 17h:30 - A | A

PODERES / ENTIDADE BARROU CPI

Vereador: Febraban está praticamente confessando a sonegação dos bancos

A Comissão que está em tramitação na Câmara Municipal teve os trabalhos suspensos esta semana, por decisão da Justiça que acatou recurso da federação.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O vereador de Cuiabá Chico 2000 (PL) disse em entrevista ao RepórterMT,  que a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) estaria 'praticamente' assumindo a culpa das supostas sonegações  fiscais cometidas por instituições bancárias, após entrar na Justiça para barrar o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigava as supostas irregularidades.

A CPI investiga o recolhimento de impostos de usuários de cartões de créditos que ao invés dos bancos pagarem ao Município de Cuiabá, estão pagando a municípios do interior de São Paulo, onde os impostos são bem mais baixos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“A Febraban precisa explicar porque quem não deve não teme. Investigar é um dos papeis do Legislativo e se a Febraban está tão preocupada assim ela está praticamente confessando a sonegação”, declarou.

Esta semana, o presidente do Legislativo, o vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) publicou um decreto comunicando a suspenção das atividades por conta de uma decisão proferida pelo juiz Marcio Aparecido Guedes, da 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública.

Na liminar, o magistrado acatou um recurso da Febraban que alegou que as informações que constam no requerimento de abertura da CPI são “extremamente vagas e amplas”, sem fato determinado.

Para o parlamentar, as alegações da instituição ‘não expressam a realidade’ e levaram o Judiciário de Mato Grosso ao erro. Além disso, ele garantiu que a Câmara Municipal entrará com recurso na próxima semana.

"Temos essa decisão judicial que precisa ser cumprida e está sendo. No entanto, quero dizer que na constituição da comissão, existem alegações da Febraban que não expressam a realidade e o judiciário foi induzido ao erro. Nós estamos demonstrando isso no recurso que devemos estar protocolando na segunda-feira (26)”, disse.

Chico 2000 ainda enfatizou que se a CPI já instaurada continuar suspensa, os vereadores vão trabalhar para criação de outra para que se apure o desvio, de ao menos, R$ 200 milhões dos cofres públicos nos últimos cinco anos.

“Essa CPI se for mantida a suspensão dela nós abriremos outra, mas não vamos descansar um segundo enquanto não investigar essa vergonha que é a sonegação nas instituições”, explicou.

“Nós não vamos desistir, enquanto eu estiver vereador tantas quanto forem necessárias proposituras de CPI para investigas as instituições que tiram o dinheiro de Cuiabá e mandam para outro Estado eu vou fazer”, emendou.

Leia mais

Febraban aciona a Justiça e consegue suspender CPI da Sonegação na Câmara de Cuiabá

Comente esta notícia