Cuiabá, 06 de Julho de 2022
logo

20 de Junho de 2022, 10h:40 - A | A

PODERES / NO PRIMEIRO ESCALÃO

Prefeito dá cargos à mãe, irmão e tio e vira alvo do MP por nepotismo

A denúncia chegou ao MPMT por moradores de Jangada.

DO REPÓRTER MT



O prefeito Rogério Meira (PP), de Jangada (a 70 km de Cuiabá), se tornou alvo de investigação do Ministério Público do Estado (MPMT) por nepotismo. Meira nomeou a própria mãe, Alaide Antonia de Oliveira Meira, como secretária de Cultura; o irmão, Rodrigo de Oliveira Meira, como secretário de Transporte e Urbanos; e o tio, Odiley Antonio de Oliveira, como secretário-chefe de Gabinete.

A abertura de inquérito foi assinada no dia 14 de junho, pelo promotor Alexandre Balas, de Rosário Oeste.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

>>> Receba notícias no Telegram e fique bem informado

A denúncia chegou ao MPMT por moradores de Jangada.

No Brasil, a nomeação de parentes para cargos de natureza política não configura nepotismo, no entanto, no caso de Jangada, a mãe e o irmão do prefeito ocupam cargos da gestão – Cultura e Transportes –, o que seria proibido. Apenas o tio de Meira está em cargo político, na chefia de gabinete.

Ao instaurar o inquérito, o promotor Alexandre Balas determinou novas oitivas para aprofundar a investigação. Caso confirmado o nepotismo, além da obrigação de exonerar os parentes do cargo, o prefeito pode se tornar alvo de ação civil pública, quando a denúncia será oferecida ao judiciário.

Outro lado

A reportagem tentou contato com o prefeito através das redes sociais e também pediu nota oficial no e-mail de contato disponível na página da Prefeitura de Jangada. Até o fechamento da matéria, nao houve retorno. O espaço segue aberto.

 

Comente esta notícia