facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 07 de Outubro de 2024
07 de Outubro de 2024

19 de Setembro de 2024, 09h:42 - A | A

PODERES / RONDONÓPOLIS

Cuidar da saúde de base é um princípio da boa administração, alerta Cláudio Ferreira

Candidato a prefeito tem como vice o médico Altemar Lopes.

DO REPÓRTER MT



O candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), ressaltou a importância de investimentos consistentes na atenção básica à saúde do município. Segundo ele, a falta de cuidado com a base do sistema de saúde agrava problemas, que se transformam em demandas mais complexas.

“Se você não cuidar da base, os problemas vão se agravar, as pessoas vão sofrer mais e a demanda de recursos vai ser muito maior quando ela se evoluir para a média e alta complexidade,” afirmou Cláudio, ao destacar a necessidade de uma gestão eficiente para evitar que casos de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, evoluem para complicações mais graves.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para o candidato a prefeito, o grande erro da gestão atual é a falta de atenção aos cuidados preventivos. O candidato lembrou que, nos últimos anos, houve uma drástica redução nos investimentos na atenção básica, com o montante caindo de R$ 94 milhões em 2017 para cerca de R$60 milhões atualmente, enquanto a receita municipal cresceu. “Isso reflete diretamente no aumento das demandas hospitalares e sobrecarga no sistema de média e alta complexidade, como o Hospital Regional e a Santa Casa.”

Cláudio Ferreira, que tem como vice-prefeito o médico Altemar Lopes (Podemos), também ressaltou que, como cidade de gestão plena de saúde, Rondonópolis tem a responsabilidade de organizar e cuidar de todos os níveis de atendimento. No entanto, o descuido com a base sobrecarrega o sistema de saúde municipal, deixando a população à mercê de um sistema ineficiente.

“Temos que começar pela base, com uma atenção básica forte e atuante, para que a saúde em Rondonópolis seja digna e de qualidade para todos”.

Comente esta notícia