facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 23 de Junho de 2024
23 de Junho de 2024

20 de Dezembro de 2022, 10h:10 - A | A

PODERES / COMANDO DA ASSEMBLEIA

Botelho afirma vai disputar presidência: "De zero a 10, a possibilidade é 10"

Na semana passada, veio à tona uma “brecha” na modulação de um julgamento do STF, que libera o deputado para disputar o cargo de presidente novamente.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil) afirmou à imprensa, na noite desta segunda-feira (19), que vai disputar a reeleição pela Mesa Diretora. 

"É bem possível, é bem possível. De zero a 10 a possibilidade é 10", declarou.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Inicialmente, os dois nomes lançados para a disputa seriam o do deputado Max Russi (PSB) e o do atual presidente. Entretanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) acabou barrando Botelho na tentativa de se reeleger.

Na semana passada, veio à tona uma “brecha” na modulação de um julgamento do STF, que trata das ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) da reeleição nas mesas diretoras de assembleias legislativas do país, que poderá garantir sua participação na disputa.

De acordo com a nova decisão, concedida no Paraná, os ministros do STF entenderam que a proibição de reeleição se inicia a partir de janeiro de 2021 e que todas eleições anteriores não serão contabilizadas.

Como Botelho foi reeleito presidente em junho de 2020, antes da data estabelecida na nova decisão, poderia disputar a reeleição para o biênio 2023/2025.

Botelho aguardava um posicionamento de seus advogados para anunciar se disputaria o pleito ou não. Agora, ao que parece, ele recebeu o aval dos juristas.

A eleição da mesa acontece no início de fevereiro, mas as tratativas já começaram. As articulações devem ser intensificadas após a posse em janeiro de 2023.

Leia mais

Max Russi mantém candidatura e admite enfrentar Botelho à presidência da AL

 

Comente esta notícia

Cidadão 20/12/2022

NÃO QUER LARGAR O O$$$O DE JEITO NENHUM!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1