DO REPÓRTER MT
Quem passou pelo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá nesta semana, percebeu uma faixa enorme de “Sejam Bem-vindes!
A faixa foi colocada por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Diversos e-mails e comunicados na instituIção já usam termos como “todes”, “tod@s”, “elus”, “menines”.
É a lacrosfera federal bancada pelo dinheiro do contribuinte para assassinar a língua portuguesa!
Paulo Benedito 22/08/2022
Muita sacanagem dessa universidade com a nossa língua portuguesa, será que existem professores alienígenas atuando na coordenação dos cursos.
Mario 21/08/2022
É uma vergonha uma universidade colocar uma faixa com o português incorreto, esse gênero não existe nossa língua portuguesa.
ZA 21/08/2022
E se vê os rumos que ensino superior vem tomando no Brasil e no mundo, o mais triste imaginar os profissionais que irão se formar daí.
Helio Lima 21/08/2022
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
ARLETE MORAIS 21/08/2022
NESSA FAIXA SÓ VEJO ERROS DE PORTUGUÊS! EXCLUSÕES DELA MESMA!
ARLETE MORAIS 21/08/2022
NESSA FAIXA A UFMT APRESENTA VÁRIAS EXCLUSÕES DELA MESMA: VÁRIOS DE PORTUGUÊS!
DAYANE 21/08/2022
Tantas coisas importantes para ser resolvido na sociedade e essa minoria de pessoas tentando mudar a Língua portuguesa, e muito sem noção mesmo.
Sergii 21/08/2022
Fruto da excelente educaÇāo da era PT!! Preocupados com assuntos que nāo acrescenta para sociedade!!!
Ao problematizador 21/08/2022
Pode ser usada, assim como um monte de palavras que pessoas mal alfabetizadas usam, só n pode ser aceito em documentos, faixas dentro de uma universidade tendo ela como representação, muito menos sair da conta da universidade ou até do governo. A palavra em sai n incomoda, o que incomoda é a burric3 de meia dúzia de acadêmicos que estudam pelo bolso dos pagadores de impostos e ainda querem mudar a língua portuguesa na força e não será aceito! Pq vcs n fundam um país pra vcs, vão tudo pra lá com seus dinheiros, fazem o dialeto de vcs e escrevam como quiserem, só nos LIVREM de ter que aguenta-los e sustenta-los!
Alyne 21/08/2022
Isso só mostra que diploma acadêmico é apenas um pedaço de papel, não atesta inteligência ou noção! Isso não é apenas "erro ortográfico" e sim ideologia suja e que fede! Se tratando da FEDERAL quem fez isso e a reitoria deveriam ser expulsos ou ter que compulsoriamente voltar a série de alfabetização e passar ela escola de novo
Martha 20/08/2022
Isso precisa ter fim. Palhaçada. Não existe lei nesses guetos, exceto o fundamentalismo petista e correlatos. Com o $$ público.
Diva Bedin 20/08/2022
Vergonha, esse reitor deve ser trocado as pressas e preso.
Oliver Guilherme 20/08/2022
Pode jogar a última pá de terra , daí não vai sair mais nada que presta ! Onde a esquerda põe a mão estraga !
GILBERTO LUIZ SLIWIENSKI 20/08/2022
Uma minoria está tentando impor suas vontades de forma a universalizar a estupidez.
Problematizador@ 20/08/2022
Será essa matéria um conservadorismo linguístico? A palavra “lacrosfera” também é nova e reflete o tempo cultural que vivemos, nem por isso é atacada, não utilizada, ou considerada um “erro gramatical” ou ortográfico. Porque “todes” incomoda? Porque a existência de alguns grupos não pode ser expressa? Integrada? Deve ser escondida? Negada?
Dalton da costa e silva 20/08/2022
Esse gênero inventando tem que ser falado informalmente com os amigos e no botecos numa universidade tem que seguir o padrão culto da língua portuguesa gostando ou não,se não gostar escreva um livro com sua gramática.
Patricia Rodrigues 20/08/2022
Isso tudo vem da era do PT nas universidades..
Sergio 20/08/2022
São uma Meia dúzia de sujeitos sem noção, mas a matéria é bem mal intencionada atacando a instituição, pois a UFMT continua ensinando a língua culta e cobrando a gramática
Jorge 20/08/2022
Uma faixa identitária na entrada de uma universidade federal. Tudo normal. Circulando ... Não há nada para se ver por aqui.
Marina silvia de souza 20/08/2022
Que coisa mais ridicula!!! So podia ser coisa de uma ideologia ridicula , massacrante fizemos o mesmo. Nossa neta foi pra universidade particular pra nao termos que assistir essa coisa ridicula. Brinco no nariz, tatuagem, cabelo roxo e esse palavriado de idiotas!! Que juventude perdida!!!
Gil 20/08/2022
Não entendo isso, a palavra ``todos`` e utlizada para representar todas opções sexuais.... Ou seja usar a palavra inexistente na lingua portugue ``todes``... Exclui a maioria dos academicos que nao estao incluido... Tespeito o movimento Lgbtqi+.... Mas o movimento deve respeitar outras opções sexuais.... ``todes`` nao representa todos!
André 20/08/2022
saibam que uma parcela ínfima dos servidores concorda com esse desrespeito para com a nossa língua, pedimos perdão por ser centro de produção de conhecimento e mesmo assim, cometer erros ortográficos elementares como esses.
Air Francsico Costa 19/08/2022
Quem assassinou a língua portuguesa foi o redator que escreveu e não fez a revisão da escrita, escreveu instituoção (sic).
Carlos do Mapim 19/08/2022
Coitados dos meus filhos e netos, se continuar isso, vai ficar feio para uma nação que não tem padrão verbal.
Eduardo Pedroso 19/08/2022
Coisa Linda , uma instituição de ensino assassinando a Gramática… Adotou a linguagem do MUSSUM dos TRAPALHÕES… Por esses motivos retirei minha filha da UFMT e passei para Particular … LAMENTÁVEL A UFMT
25 comentários