Cuiabá, 07 de Outubro de 2026
XX°C
RepórterMT - Notícias de Mato Grosso e Cuiabá Hoje
07 de Outubro de 2026

07 de Outubro de 2026, 12h:46 - A | A

PAPO RETO / TRÊS VAGAS

TJMT abre inscrições para juiz e juíza-membro do TRE

Reprodução

Oportunidades contemplam cargos titular e substituto na classe jurista

Oportunidades contemplam cargos titular e substituto na classe jurista

DO REPÓRTERMT



O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) abriu prazo de 10 dias para inscrições de advogadas e advogados interessados em preencher três vagas de juiz e juíza-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na classe jurista. O prazo para envio das candidaturas segue aberto até o dia 14 de outubro de 2026.

As vagas estão divididas em três editais assinados pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira. O principal destaque é a observância da política de paridade de gênero: o Edital nº 6/2026 estabelece candidatura exclusiva por mulheres para uma vaga de juiz-membro titular, atendendo a uma solicitação conjunta da presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, e da presidente da OAB-MT, Gisela Alves Cardoso.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

As outras duas oportunidades compreendem uma vaga de juiz-membro titular com candidatura mista (Edital nº 7/2026) e uma vaga de juiz-membro substituto também em modalidade mista (Edital nº 8/2026).

As inscrições devem ser realizadas de forma exclusiva por meio do sistema Protocolo Administrativo Virtual (PAV) do TJMT até o dia 14 de outubro. Após a fase de inscrições, a Corte Estadual de Justiça votará a formação das listas tríplices correspondentes, que posteriormente serão encaminhadas para a decisão final da Presidência da República.

Os novos membros irão suceder os atuais ocupantes cujos mandatos se encerram em meados de 2027: os titulares Pérsio Oliveira Landim (em 13/05) e Raphael de Freitas Arantes (em 22/05), além do substituto Marcelo Alexandre Oliveira da Silva Morgado (também em 22/05).

Comente esta notícia