Cuiabá, 06 de Outubro de 2022
logo

08 de Dezembro de 2013, 10h:14 - A | A

PAPO RETO / MONOPÓLIO BURRO

Petrobras avisa que gasolina vai continuar subindo em 2014

DA REDAÇÃO



Na semana em que a Petrobras chegou a perder 10% de seu valor na Bolsa em um dia, a presidente da empresa, Graça Foster, disse esperar uma "compreensão maior" do mercado para o reajuste de preços recém-anunciado. No dia 29, a estatal aumentou o diesel em 8% e a gasolina em 4%. Os valores ficaram abaixo do esperado pelos investidores, o que levou à forte queda das ações.

Graça reconheceu que a desvalorização foi "muito ruim", mas prometeu recuperar a confiança dos acionistas e reduzir, aos poucos, a diferença entre os preços cobrados no Brasil e no exterior. Com uma tabela nas mãos, mostrou que a defasagem em relação ao mercado internacional seis dias após o reajuste ainda era de 17,8% para o diesel e 14% para a gasolina. Os preços podem voltar a subir em 2014.

Perguntas básicas:

Não estaria na hora de acabar com esse monopólio 'burro' da Petrobrás na exploração e distribuição, além ditar os preços? Por que sempre satisfazer a ânsia por lucros de 'meia dúzia' de acionistas em detrimento dos 200 milhões de brasileiros?  Por que, neste caso, sempre seus diretores citam diferença (sempre para baixo) entre os preços aqui e no exterior? Pagamos muito mais caro aqui, por produtos que, lá fora, são vendidos a preços de quinquilharias e isso ninguém lá 'em cima' lembra. Por que o governo não reduz a carga de impostos sobre a gasolina, por exemplo, que é de pelo menos 50%? Seu preço real poderia ser elevado e ninguém perderia nada. É só fazer as contas!

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia