DO REPÓRTER MT
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão ocorridos na manhã dessa terça-feira (10), em São José do Rio Preto (SP), a Polícia Federal encontrou uma coleção de animais empalhados na casa de um empresário investigado por lavagem de dinheiro e comércio ilegal de ouro em garimpos do Mato Grosso e do Pará. Na ação, os policiais encontraram espécies como leão, girafa, hipopótamo e outros.
Diante da situação, equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) foram acionadas e constataram um total de 19 animais empalhados, sendo que 12 estavam sem a documentação adequada. O material apreendido foi encaminhado e será analisado pela delegacia do município.
A operação deflagrada pela Polícia Federal identificou um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresários que comercializavam ouro de forma ilegal, criando empresas de fachada e utilizando “laranjas” para ocultar a origem ilícita dos recursos bilionários movimentados nas contas dos investigados. No total, 1,6 kg de ouro e R$ 73 mil em espécie foram apreendidos.