Cuiabá, 08 de Fevereiro de 2023
logo

30 de Novembro de 2022, 09h:21 - A | A

PAPO RETO / PRESSÃO

Aposentados “acampam” na Assembleia por aprovação de PEC

DO REPÓRTER MT



Aposentados e representantes de servidores do Governo do Estado estão acampados diante da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (30), fazendo pressão pela aprovação da PEC 07/2022, a chamada “PEC dos Aposentados”.

A proposta, apresentada em junho deste ano por lideranças partidárias, prevê a isenção da alíquota de 14% aos aposentados que recebem menos que o teto do Instituto Nacional de Seguridade Social, que hoje está em R$ 7.087,22. Atualmente, a isenção é prevista apenas aos que recebem até R$ 3 mil.

O Governo do Estado alega que a aprovação da proposta “quebraria” o cofre da previdência estadual, mas não enviou nova proposta ao parlamento. Por isso, o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União), prometeu votar a PEC “do jeito que está”, já na próxima semana.

O fato é que a norma, se aprovada, será debatida na Justiça, pois tramita com vício de iniciativa. Apenas o próprio Governo pode criar propostas que impactem nos cofres públicos, ou seja, a Assembleia não poderia propor a PEC e sim aguardar proposta do Executivo.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia