facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

18 de Março de 2023, 15h:05 - A | A

PAPO RETO / NÃO PAGOU SALÁRIOS

Agência russa Sputnik demite jornalistas e fecha as portas no Brasil

DO REPÓRTER MT



Após atrasar pagamentos de salários, a agência russa de notícias Sputnik fechou o escritório no Rio de Janeiro nos últimos dias. Os 20 jornalistas que atuavam no portal foram demitidos. A justificativa dada pelo responsável russo aos profissionais é que não há mais como depositar dinheiro na conta da Sputnik Brasil.

O Brasil não aderiu à nenhuma sanção contra a Rússia, ao menos oficialmente, mas há um ano, quando a agência foi censurada em alguns países da União Europeia, pelo menos cinco jornalistas brasileiros que trabalhavam em Portugal ficaram sem receber dois meses de salários, porque bancos portugueses retiveram o dinheiro enviado pela agência estatal russa.

A Sputnik Brasil tentou transferir os salários para as contas brasileiras dos jornalistas.

Ao menos dois jornalistas tiveram seus salários devolvidos pelo Itaú. Outra brasileira conseguiu recebê-los pelo Banco do Brasil, mas, dias depois, recebeu um email da instituição pública informando que aquela transação bancária não deveria ter sido concluída.

O fechamento do escritório da Sputnik Brasil no Rio ocorre um ano após o início da censura ao conteúdo produzido por jornalistas brasileiros em Portugal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia