DO REPÓRTER MT
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou o bloqueio de cerca de 5 milhões de decodificadores clandestinos, em uso no país. Os provedores de internet serão notificados e o desligamento será feito remotamente.
Conhecidos popularmente como "gatonet" ou "tv box", essa modalidade de pirataria dá ao usuário acesso livre e gratuito a programações de canais por assinatura, sem nenhum tipo de pagamento às emissoras. A prática configura crime de pirataria.
Não é dificil encontrar aparelhos de TV Box em sites ou lojas populares de aparelhos eletrônicos. Com preços atrativos, os aparelhos são comercializados livremente, e já somam mais de 5 milhões unidades ilegais em todo o país.
Inicialmente, os aparelhos ofereciam conexão à internet para televisões comuns, transformando o aparelho em um smart tv. No entanto, muitos aparelhos são usados para decodificar clandestinamente sinais de televisões fechadas. Com isso, as emissoras são lesionadas, e a segurança cbernética da pessoa que adquire o aparelho é afetada, uma vez que todos os aparelhos conectados a mesma rede wifi que o aparelho pirata ficam expostos.
Após denúncias, a agência elaborou uma lista de modelos de equipamentos a serem bloqueados. O plano de ação inclui notificações ao provedor de internet e desligamento remoto. Cerca de 1,5 milhão de aparelhos já foram desligados.
Apenas os aparelhos não homologados pela Anatel e que fornecem sinais piratas serão bloqueados.
















