facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 14 de Julho de 2025
14 de Julho de 2025

05 de Novembro de 2012, 10h:58 - A | A

OPINIÃO / RONNY CESAR CAMILO MOTA

“Os homens distinguem-se pelo que fazem...”

Como membro da Comissão de Ensino Jurídico, tenho participado da preocupação com a qualidade do ensino jurídico

RONNY CESAR CAMILO MOTA



Carlos Drummond de Andrade afirmou que “os homens distinguem-se pelo que fazem...” Comungando com tal assertiva, registro que, em meus parcos quatorze anos de militância advocatícia, presenciei muito da ação e valorização de nossa classe devido à dedicação de colegas que cerraram fileiras em prol de nossos direitos e prerrogativas nos Estados de Mato Grosso.


Neste período, tenho a honra de ressaltar que, de modo claro e expressivo, a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso tem, cotidianamente, crescido em valor e respeito, tomando posse de seu lugar, imprescindível, na valorização da democracia e na prestação da Justiça.


Nesse caminho, foi grande a contribuição do Dr. Francisco Anis Fayad e tem sido a do Dr. Cláudio Stábile, com a participação efetiva do Dr. Maurício Aude. E, observo que a grandeza e importância de tais contribuições estão calcadas em suas ações e na coerência das equipes e comissões que os assessoram, bem como na capacidade de congregar a classe por meio da defesa de seus interesses e em prol das conquistas que almejamos.


Como membro da Comissão de Ensino Jurídico, tenho participado da preocupação com a qualidade do ensino jurídico e das ações para o crescimento desta em Mato Grosso, o que fica registrado não só nos relatórios originários das visitas às Instituições de Ensino Superior (IES) no Estado, quando dos processos de autorização e reconhecimento de curso de Direito, mas, também, em ações derivadas do Projeto “Ensinar Direito”, parceria exitosa entre as Comissões de Ensino Jurídico, Estágio e Exame de Ordem, brilhantemente presididas pelo Dr. Jenz Prochnow Júnior e Dr. Daniel Paulo Maia Teixeira, respectivamente.


Em tal contexto, como Professor Universitário e, há nove anos, Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Cathedral em Barra do Garças, devo ressaltar o suporte que a gestão Fayad-Stábile-Aude tem proporcionado tanto às IES como a seus acadêmicos, o que, no caso de Barra do Garças é exemplificado ante a presteza em propiciar a realização das provas do Exame da Ordem em nossa cidade, promovendo acesso a nossos egressos que, por sua vez, correspondem com excelente êxito e, de consequência, contribuem para o fortalecimento das fileiras advocatícias.
E, ainda, como membro do Conselho Curador da ESA-MT, presidida pelo nobre colega Dr. Ulisses Rabaneda dos Santos, tenho a honra de evidenciar que em prol de nossa qualificação e atualização há uma gama de ações/cursos/palestras desenvolvidas e disponibilizadas à nossa classe.


Assim, registro e subscrevo vantagem e necessidade de prosseguirmos nesse caminho em conjunto com o colega Dr. Maurício Aude, com a Chapa 01, em prol da continuidade das ações de valorização e crescimento de nossa classe, pois, como já dizia Drummond: “os homens distinguem-se pelo que fazem...”


(*) Ronny Cesar Camilo Mota é Advogado em Barra do Garças. Coordenador do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia – FACISA (Faculdade Cathedral).

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia