facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 19 de Junho de 2024
19 de Junho de 2024

23 de Dezembro de 2022, 06h:08 - A | A

OPINIÃO / LUCAS SILVA COSTA

A oratória no mundo dos negócios



A vida profissional pode ser impactada positivamente por meio de uma boa comunicação. Veja como isso pode acontecer. Você já parou para pensar que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e neste contexto quem tem boa capacidade de falar em público, ou trabalhar em grupos está à frente da maioria dos profissionais? E está mesmo, porque a pessoa que deseja se desenvolver e crescer na carreira, precisa se qualificar e buscar aprimorar conhecimentos e técnicas, entre elas, a oratória.

Muitos profissionais são admitidos pelo conhecimento por suas habilidades técnicas. No entanto, são demitidos pela falta de habilidades comportamentais. Desenvolver a oratória é a cereja do bolo para vencer a concorrência. Por isso, cada dia mais a pauta oratória tem se tornado o assunto principal entre os profissionais que desejam melhorar sua performance no mundo dos negócios.

A oratória no mercado de trabalho é fundamental para a pessoa expor as suas ideias de forma clara, apresentar reuniões, defender projetos e resultados, e, saber usar o poder de persuasão para convencer pessoas e até mesmo negociar benefícios da empresa. Portanto facilmente compreendemos que a oratória é um importante diferencial competitivo para quem busca um emprego ou mesmo almeja se destacar na carreira. Porém segundo pesquisas, 60% das pessoas esbarram na barreira do bloqueio, por terem receio de se expor e falar em público.

A boa notícia é que podemos desenvolver a oratória ao longo da vida, e, em qualquer momento, basta boas técnicas e treinos, pois essa não é uma característica inata. E assim, com um pouco de dedicação, você também pode aprender a falar bem em público ou com seu público-alvo. A ideia é conseguir se expressar com desenvoltura e eloquência, seja para pequenos ou grandes grupos de pessoas, independente da área de atuação, seja vendas, administrativo, recursos humanos, jurídico, marketing, entre outras.

Já existem cursos voltados a capacitação de pessoas para conseguirem desenvolver a oratória de forma estratégica e inclusiva. Eu, posso te garantir que qualquer pessoa consegue melhorar a performance, afinal antes de estudar e praticar também possuía grandes dificuldades de comunicação.

Aqui na Vox2You, não estamos falando de um curso tradicional de oratória, mas sim de uma proposta onde várias técnicas e dinâmicas que podem ajudar, desde o mais tímido ao mais falador, a se sentir mais seguro ao se comunicar, a elaborar um discurso com simplicidade, a treinar e desenvolver todos os componentes essenciais para que ele se torne um orador de sucesso, sempre de forma natural, sem mágicas, e sim com muito treino e feedback dos nossos facilitadores.

Vou apontar alguns caminhos e deixar algumas dicas que poderão te ajudar: Organize com antecedência o que você precisará apresentar e o que você vai falar sobre cada item; faça um planejamento do seu discurso e da sua apresentação. Além disso, é importante trabalhar a dicção e postura da voz; cuidar da sua respiração, mantenha o foco e a mente livre de ansiedade e preocupações, se for necessário; use recursos visuais para a apresentação; treine e fale diante do espelho ou com alguma pessoa próxima, para ganhar mais confiança.

A comunicação efetiva tem muito mais resultado com a forma como é transmitida a mensagem do que realmente com o conteúdo da mensagem em si. Esteja atento aos movimentos, caminhar pode ajudar a controlar o nervosismo e a dominar sua linguagem corporal. Se puder, grave suas apresentações para você avaliar e melhorar o que for necessário.

Lembre-se o mundo muda diariamente, por isso, o aperfeiçoamento tem que ser contínuo e o treino também.

Lucas Silva Costa é Engenheiro Eletricista e Civil, formado pela VOX2YOU em oratória, atualmente franqueado da maior rede de escolas de oratória da América Latina.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia