Cuiabá, 29 de Novembro de 2022
logo

24 de Dezembro de 2016, 07h:55 - A | A

NACIONAL / ABDICAR NA SEMANA NATALINA

Excesso de Facebook no Natal deixa pessoas deprimidas, diz pesquisa

Estudo, realizado por universidade na Dinamarca, sugere que uso excessivo de redes sociais pode desencadear sentimentos de inveja.

G1



Passar muito tempo no Facebook durante o Natal - vendo fotos de famílias "perfeitas" e de amigos curtindo o recesso de fim de ano ─ tende a deixar as pessoas mais deprimidas, revelou uma nova pesquisa.

O estudo, realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que o uso excessivo das redes sociais pode desencadear sentimentos de inveja.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A pesquisa alerta, principalmente, para o efeito negativo de ficar bisbilhotando a vida dos outros sem manter relações de amizade com ninguém.

O estudo, que entrevistou mais de 1,3 mil pessoas, a maioria mulheres, diz que o "uso regular de redes sociais como o Facebook pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e sua satisfação com a vida".

Comparações irreais

 
 

Os pesquisadores alertam para a inveja e a "deterioração do humor" ao passar longos períodos bisbilhotando o que os outros estão fazendo nas redes sociais, um comportamento que leva a "comparações irreais".

Engajar-se ativamente em uma conversa e envolver-se com pessoas nas redes sociais foram descritas como experiências "muito mais positivas", indica o estudo, publicado na revista científica "Cyberpsychology, Behaviour and Social Networking".

Outra forma para melhorar o bem-estar, diz o estudo, é abdicar das redes sociais por uma semana.

Comente esta notícia