MARCIA MATOS
DA REDAÇÃO
Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira, e para a corregedora da Casa, desembargadora Maria Helena Póvoas, a realização da eleição 2014 obteve êxito.
Agora, após encerrado o prazo para declaração final das contas de campanha, o pleno já trabalha o julgamento das contas e se prepara para a diplomação dos candidatos eleitos.
“Nós já estamos analisando as contas dos candidatos que foram eleitos primeiro para a diplomação, que está marcada, segundo o calendário eleitoral, para dia 19 de dezembro. Teremos até o dia 11 de dezembro para análise das contas dos candidatos eleitos e posteriormente seguiremos com análise das contas daqueles candidatos que não obtiveram sucesso nas urnas”, declarou o presidente.
A desembargadora Maria Helena fez questão de frisar que a constatação de irregularidades na prestação das contas pode impedir o candidato eleito de ser diplomado.
Quanto aos casos de disputa na Justiça Eleitoral pelo direito de assumir uma vaga de deputado, como a questão que envolve os candidatos Valdir Barranco (PT) e Altir Peruzzo (PT) que podem “tomar” a vaga do coronel Perry Taborelli (PV), o presidente destacou que caso não haja uma decisão favorável aos candidatos até o dia 19 de dezembro, a diplomação será mantida para Taborelli.
Ao apresentar o saldo positivo das eleições, os desembargadores destacaram que o TRE já começa a focar no aperfeiçoamento do processo para o pleito eleitoral dos municípios em 2016.
Conforme a corregedora, a partir do mês de janeiro, alguns avanços como o cadastro biométrico dos eleitores já deve começam a ser implementados na baixada cuiabana.
“Embora em 2016 a competência originária não seja do Tribunal Regional Eleitoral e sim dos juízes eleitorais, o Tribunal não pode ficar fora do processo. Nós temos é que estar à frente do processo e por isso pretendemos aperfeiçoar (...) Nós pretendemos iniciar [ a biometria] em Cuiabá e Várzea Grande o mais rápido o possível. Eu acredito que até o mês de janeiro nós podemos já começar”, ressaltou.