facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

29 de Novembro de 2018, 10h:16 - A | A

PAPO RETO / FACILIDADE

Presos algemados fogem de audiência de custódia no Fórum; Juiz atropela um

DA REDAÇÃO



Dois presos que chegavam algemados  ao Fórum de Cuiabá para, escoltados por um agente prisional, para audiência, fugiram no final da tarde desta quarta-feira (28).

O caso ocorreu logo após a forte chuva que atingiu e alagou parte da Capital. Segundo fontes da coluna, há suspeita de que a fuga tenha sido facilitada.

Um juiz, que chegava ao local, ainda tentou impedir jogando a caminhonete que dirigia em um dos bandidos.

Apesar da queda, o meliante se levantou e continuou a fuga, sem que os demais agentes da lei tentassem algo. A explicação é que os PMs do local não poderiam deixar o posto.

A suspeita é de que foram resgatados por comparsas de facções, já que nenhum foi recapturado. 

Agora, como um agente prisional, treinado e armado permite a fuga de bandidos algemados é que é questão. Houve facilitação? Com a palavra a Secretaria de Segurança Pública. 

Veja a nota da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos:

A Secretaria de Justiça esclarece que um preso, identificado como Fabiano de França Arruda, 35 anos, fugiu do Fórum de Cuiabá, após passar por audiência de custódia. Fabiano e outros três presos eram conduzidos da sala de audiência para a carceragem do fórum quando tentaram fugir. O agente penitenciário que os conduzia conseguiu evitar a fuga de três deles, utilizando todos os procedimentos possíveis.  

Fabiano correu em direção à entrada de viaturas do Fórum, onde encontram-se policiais militares na guarita, e assim teve acesso à área externa do prédio.             

Ele tem 35 anos e durante a audiência apresentou o nome falso, como sendo Alex Rosa de França. 

Fabiano foi preso em flagrante por furto qualificado e teve a prisão convertida em preventiva durante a audiência de custódia.

Quanto a policiais que atuam no fórum não terem impedido a fuga, isto deve ser questionado à Coordenadoria Militar do Fórum, uma vez que eles não são subordinados à Sejudh.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Christopherjmk 20/02/2022

positivo
0
negativo
0

Wesley Santos 29/11/2018

Simples: na última tentativa de fuga nesse mesmo Fórum o agente impediu com 1 único tiro, levando o imdividuo a óbito e está com grande chance de ser demitido. Faz mesmo mais ou menos o que dá e, se não, deixa fugir mesmo. Você não é juiz.

positivo
0
negativo
0

So jesus na causa 29/11/2018

Vai ter mais fuga..E so olhar as estastisticas....A maior vunerabilidade esta na escolta metropolitana e no forum...Efetivo de agentes penittenciários e daquele jeito...Um agente conduzindo 8, 10 e 12 presos a audiencias....

positivo
0
negativo
0

Gustavo 29/11/2018

Essa escolta nem deveria acontecer, teria que ser no mínimo 3 Agepen, louco e quem sai com 2 presos sozinho! Tem que responder para aprender!!!

positivo
0
negativo
0

Adriano 29/11/2018

Só para fins de esclarecimento, junto à essa reportagem tendenciosa e parcial: apesar da qualificação obrigatória e necessária pela qual o agente penitenciário passa, o uso de arma de fogo é o último recurso a ser utilizado. E mais... atirar em um indivíduo pelas costas e ainda por cima algemado, mesmo que empreendendo fuga, só implicará em responsabilidade penal ao servidor, que sofrerá com processo administrativo e uma provável exoneração, além do processo na Justiça Criminal por tentativa de; ou homicídio. Então... Antes de fazerem suposições ou insinuações de forma sensacionalista, seria interessante que srs repórteres que escrevem essas matérias, se informassem melhor ou que procurassem conhecer mais a fundo, ou até mesmo acompanhar de perto a rotina de agentes penitenciários e policiais, para ver o quanto é fácil somente fazer suposições, jogando a opinião pública contra os mesmos. Venham ficar no nosso lugar, para ver se é bom.

positivo
0
negativo
0

5 comentários

1 de 1