facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

27 de Novembro de 2018, 14h:00 - A | A

PAPO RETO / CONDENADO POR CORRUPÇÃO

Fabris faz projeto para destinar dinheiro desviado para Saúde e Educação

DA REDAÇÃO



O deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) elaborou um projeto de lei para obrigar a destinação de recursos recuperados da corrupção para programas de saúde e educação em Mato Grosso. Os valores são aqueles recebidos pelo Estado por meio de acordos de colaboração premiada fechados pelo Ministério Público e homologados pela Justiça - o projeto é de 2017.

Em junho de 2018, Fabris foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado por corrupção no período em que esteve à frente da Assembleia Legislativa. Ele teria participado, ao lado do ex-deputado José Riva, de um esquema que desviou R$ 1,5 milhão do Legislativo em 1996. Empresas de fachada teriam sido utilizadas para lavar dinheiro da Assembleia – o caso é investigado na Operação Arca de Noé.

O projeto destaca que a economia perde, todos os anos, de 1% a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) com a corrupção. A Justiça Federal em Mato Grosso recuperou mais de R$ 6 milhões em ações da Operação Ararath, por exemplo.

A condenação de Gilmar Fabris fez com que a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), do Ministério Público Federal (MPF), impugnasse a candidatura dele neste ano. Já o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou sua candidatura. Ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não decidiu a questão.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia