facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

13 de Novembro de 2018, 15h:03 - A | A

VARIEDADES / MAUS TRATOS

Imagens mostram 'prisão de baleias' que explora os animais na Rússia

Mais de cem baleias foram capturadas para comércio ilegal.

GALILEU



Mais de cem baleias foram encontradas em cercados apertados na costa russa perto da cidade de Nakhodka. A região é vigiada por guardas armados e, segundo o jornal independenteNovaya Gazeta, alguns dos animais — entre eles, orcas e baleias-brancas — foram capturados ilegalmente há meses. 

De acordo com ativistas russos, as baleias serão vendidas para aquários e parques temáticos chineses. Estima-se que cada uma delas valha em torno de US$ 6 milhões no mercado chinês que atualmente tem 60 estabelecimentos do tipo e prentendem investir em mais. 

>> Clique aqui e participe do grupo de WhatsApp 

Até a venda, as baleias são mantidas em jaulas que ficam dentro da água e separam um animal do outro com redes em espaços apertados e condições degradantes. No momento, autoridades russas investigam a estrutura, que ganhou o apelido de "prisão de baleias" nas manchetes da imprensa dos país. 

A lei internacional determina que as baleias podem ser capturadas para objetivos científicos, educacionais e culturais. A venda desses animais para parques de entretenimento é proibida. "Corremos o risco de perder toda a nossa população de orcas", disse o coordenador de pesquisas do Greenpeace da Rússia, Oganes Targulyan, em entrevista ao jornal The Telegraph. 

"Essas baleias foram capturadas em 2018, supostamente para propósitos educacionais e culturais, mas a verdade é que isso tem a ver com comércio e lucros."

Comente esta notícia