facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024

13 de Novembro de 2018, 10h:47 - A | A

GERAL / CUIABÁ 300 ANOS

Novo Cais do Porto vai custar R$ 2,4 milhões; Obras iniciam este mês

A estrutura em concreto aparente, construída na década de 60 pelo Governo de Pedro Pedrossian, desativada há algumas décadas, deve abrigar espaços de contemplação para o rio Cuiabá entre as pontes Sérgio Motta e Júlio Muller.

DA REDAÇÃO



Foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira (12) o resultado e homologação da licitação da empresa vencedora que irá executar a obra de Requalificação do Cais do Porto, no bairro Grande Terceiro, margem esquerda do Rio Cuiabá.

A empresa vencedora foi a X Nova Fronteira Construtora Ltda. EPP - que tem prazo seis meses, a partir do início da ordem de serviço – para entregar a obra. O projeto está orçado ao custo de R$ 2.416.756,96 milhões contemplados por recursos do Ministério do Turismo e da Prefeitura de Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O início dos serviços está previsto ainda para este mês de novembro, sendo a Secretaria de Obras a responsável pelo acompanhamento dos serviços de engenharia e execução. A próxima fase é dar a ordem de serviço”, disse o diretor.

“O processo licitatório foi aberto no dia 24 de setembro. Ao todo, duas empresas participaram do certame”, informou o diretor Especial de Licitações e Contratos da Secretaria de Gestão, Agmar Siqueira.

O projeto compõe as obras em celebração aos 300 anos da Capital, a ser comemorado em abril de 2019.

“O início dos serviços está previsto ainda para este mês de novembro, sendo a Secretaria de Obras a responsável pelo acompanhamento dos serviços de engenharia e execução. A próxima fase é dar a ordem de serviço”, disse o diretor.

O projeto foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano – IPDU e tem como objetivo a sensibilização ambiental, valorização da história regional e da cultura cuiabana por meio da ocupação recreativa da estrutura do Cais do Porto. O local é o antigo ponto de carga e descarga de mercadorias em área histórica de chegada e de comunicação desde o período colonial regulamentada pela Coroa Portuguesa, época em que o rio era a única rota disponível.

A estrutura em concreto aparente, construída na década de 60 pelo Governo de Pedro Pedrossian, desativada há algumas décadas, deve abrigar espaços de contemplação para o rio Cuiabá entre as pontes Sérgio Motta e Júlio Muller.

A proposta é aproveitar a estrutura existente dando uso eficiente à estrutura subutilizada, composta por três níveis sendo um mirante no piso superior e deck no inferior. Além também da construção do pavimento térreo, área de convívio com dois ambientes para atividades culturais bem como área de suporte administrativo, copa e sanitários.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Renan 17/11/2018

Kkkk independente de onde a verba vem é dinheiro nosso tbem... tanta coisa pra esse dinheiro ser designado vai pra isso, é lindo sim claro mas vamos olhar aqui em cuiaba tem gente morrendo em hospitais por faltas de verbas e dinheiro e designados para um coisa menos importante da realidade que estamos vivendo em cuiaba ......... Vai ficar igual o dinheiro do VLT e cadê? Nos trilhos estão plantados Palmeiras e plantas aff ...Só acho errado isso.

positivo
0
negativo
0

DULCIANE 14/11/2018

EU LI SENHOR JORGE! Não importa que quem vai construir.... Todos juntos podemos combater a falta de atendimento na saúde, a falta de ensino de qualidade etc... Acredito que o Ministerio do Turismo poderia doar para Educação ou saúde essa verba ou um pouco dela, do que fazer essa palhaçada num rio sujo, podre que nem dá prazer de sentar e de aproveitar.... Dinheiro gasto a toa sim! meu ponto de vista! Se não pode doar e tem que usar no Turismo, vamos cuidar dos lugares de turismo que hoje temos aqui que são precaris, e não construir outro para ficar no abandono também!!

positivo
0
negativo
0

Jorge 13/11/2018

Dulciane, leia a matéria com atenção o recurso é do Ministério do Turismo e não da Saúde portanto é para esse tipo de obras ou tantas outras que se relacione com turismo, preste atenção e seja mais informada antes de falar besteira..

positivo
0
negativo
0

DULCIANE 13/11/2018

Fala serio! Me desculpa o Prefeito, mais gastar um dinheirão nisso.... acho que esse dinheiro pode ser utilizado em outras coisas como a saúde, educação,asfaltar os bairros que precisam....etc.

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1