facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 02 de Novembro de 2025
02 de Novembro de 2025

29 de Dezembro de 2023, 14h:00 - A | A

GERAL / NO AUGE

Retrospectiva 2023: Relembre como foi o ano “mágico” do Cuiabá

Cuiabá conquistou o 12º título mato-grossense e teve a melhor campanha da história do clube na Série A do Brasileirão.

JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT



O ano de 2023 foi um ano especial para o Cuiabá Esporte Clube, com a conquista do 12º título mato-grossense e a melhor campanha da história do clube na Série A do Brasileirão. Confira os momentos do Dourado:

O Dourado iniciou o Campeonato Mato-grossense de 2023 de forma animadora com o técnico português Ivo Vieira. O primeiro jogo da temporada foi com uma vitória imponente em cima do Mixto, um dos times mais tradicionais de MT. O placar foi de 4 a 1, na Arena Pantanal.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em seguida, foi uma vitória por 3 a 0 em cima do Academia, no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá).

Leia mais - Cuiabá recebe homenagem da banda da PM

Se no Estadual a situação era confortável, não se podia dizer o mesmo na Copa do Brasil. O Dourado acabou eliminado na primeira fase da competição, em fevereiro, com derrota por 4 a 3 em cima do São Raimundo, de Roraima.

Outra eliminação que deixou os torcedores preocupados foi na Copa Verde. O Dourado caiu na semifinal para o Goiás. O primeiro jogo na Arena Pantanal foi vencido pelo Cuiabá, mas a volta, em Goiânia foi amarga para o time mato-grossense.

Mesmo com as eliminações, o Dourado conseguiu dar a volta por cima, demonstrou a superioridade estadual e venceu o Mato-grossense com duas vitórias em cima do União Rondonópolis nas finais.

Em abril começou o Campeonato Brasileiro, grande competição do Cuiabá na temporada. O início foi um pouco frustrante, foram três derrotas, um empate e apenas uma vitória nas primeiras cinco rodadas, o que culminou com a demissão do técnico Ivo Vieira.

O Cuiabá se movimentou rapidamente e trouxe de volta outro português: António Oliveira. O contrato era até o fim da temporada e o objetivo era a manutenção na elite brasileira.

A campanha do Dourado surpreendeu a todos. Com vitórias marcantes em cima de Flamengo, São Paulo, Botafogo e Athletico-PR, o Cuiabá conseguiu a sua melhor campanha na história do Brasileirão.

O time terminou a competição na 12ª colocação. Em 38 rodadas o Cuiabá conquistou 51 pontos. Com 14 vitórias, nove empates e 15 derrotas, fechando a temporada em 12º lugar, garantindo a vaga na Copa Sul-Americana.

Para 2024 o clube espera melhores coisas por vir. O técnico António Oliveira e boa parte do elenco foram mantidos. A expectativa é de uma temporada ainda melhor.

Comente esta notícia