RAFAEL DE SOUSA
DA REDAÇÃO
O procurador-geral de Cuiabá, Rogério Gallo, afirmou ao que o edital de licitação do transporte público de Cuiabá prevê a integração dos ônibus com veículo leve sobre trilhos (VLT).
“Acredito que dá tempo de publicar (em dezembro), no entanto, esse é um processo longo que demora até 180 dias para ser concluído”, frisa Gallo.
A resposta rebate o posicionamento do prefeito eleito, Emanuel Pinheiro (PMDB), que recentemente demonstrou preocupação e ameaçou anular o edital se o mesmo não contemplasse o modal de transporte, que deveria estar funcionando desde a Copa do Mundo, em 2014.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Os estudos técnicos demonstraram a preocupação de fazer a integração entre o VLT e os ônibus. O assunto será apresentado à população de forma bastante objetiva, além de permitir a participação de todos na construção do edital”, afirma o procurador.
Gallo explica, ainda, que a Prefeitura da Capital trabalhou por um ano e meio para promover as mudanças no processo licitatório do transporte coletivo.
O projeto a ser apresentado, em audiência pública, nesta terça-feira (6), mantém o sistema de transporte integrado com Várzea Grande e cria uma nova rede interligada ao VLT. A proposta é que o sistema opere por meio de terminais e estações de conexão (ECOs). O uso de cartões para a integração eletrônica será mantido.
A Secretaria de Mobilidade Urbana ficará responsável pela a apresentação do projeto que inclui etapas, valores, prazos, minutas de edital e contrato.
“Estamos em um momento muito importante. Vamos conhecer como será essa nova modalidade de transporte público”, disse.
O procurador acredita que após essas audiências, o prefeito Mauro Mendes (PSB) já publique o edital, porém, o processo só será finalizado na gestão de Emanuel Pinheiro.
“Acredito que dá tempo de publicar (em dezembro), no entanto, esse é um processo longo que demora até 180 dias para ser concluído”, frisa Gallo.
A audiência pública será na Secretaria de Educação de Cuiabá, no bairro Bandeirantes, a partir das 18h.
Edital de licitação
O projeto proposto pela Prefeitura determina a concessão do transporte coletivo de Cuiabá para os próximos 20 anos, prorrogável por mais 10.
As novas regras definem também que os vencedores do edital mantenham a renovação da frota, ampliação e restauração de 600 novos pontos de ônibus.