Cuiabá, 12 de Agosto de 2022
logo

26 de Julho de 2022, 16h:22 - A | A

ENTREVISTA / EFEITO FICA EM CASA

Medo da covid fez diabéticos deixarem de se tratar e amputações cresceram 50%; Veja vídeo

Pacientes com doenças que causam problemas cardiovasculares deixaram ir ao médico para exames e casos de necrose de membros disparou

DO REPÓRTER MT



O médico angiologista, Nasser Mahfouz, Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular da Regional Mato Grosso (SBACV), traz números alarmantes sobre dados pós-covid em Mato Grosso. Segundo a SBACV, o número de amputações de membros por necrose, por conta da falta de tratamento, devido ao medo da pandemia no período do "fica em casa", subiu 50% no estado.

Ele conta que, por conta do receio de ir a hospitais e a consultas médicas de rotina, pessoas com doenças cardiovasculares e diabetes, que causam complicações em membros -, como necrose e trombose -  deixaram de fazer tratamento adequado e, com o passar de dois anos, o grau de lesão chegou a tal ponto, que a amputação foi a solução. Os dados são alarmantes.

O médico também manda um recado assustador a quem usa a "modinha" do cigarro eletrônico e/ou anda de motocicleta sem a mínima proteção: a amputação de membros pode estar na sua rota.

Agosto é o "Mês Azul e Vermelho", quando a SBACV faz prevenção às doenças vasculares e morte súbita, aquela que parece sem explicação, mas que foi se desenhando ao longo dos anos e, por falta de prevenção e por causa de abusos, tem seu dia fatídico.

Veja entrevista na íntegra

 

 

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Bortoloti 29/07/2022

Não concordo com está afirmação de que as pessoas deixaram de ir ao médico com medo da COVID. grande problema foi que, durante as piores fases da pandemia, os atendimentos médicos de outras doenças foram suspensos.so atendiam COVID. Muitos morreram no por falta de atendimento.

Alberto 26/07/2022

Fica em casa , frase do negacionista da República. 670 mil mortes....pouco né?

2 comentários

1 de 1