facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 11 de Novembro de 2025
11 de Novembro de 2025

11 de Novembro de 2025, 19h:00 - A | A

ENTREVISTA / INCAPACIDADE

Depressão, alcoolismo ou vício em drogas podem dar direito à aposentadoria

Para isso, é necessário que a doença esteja em um estágio que impeça o trabalhador de exercer suas atividades e que essa condição seja comprovada por laudos médicos.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT



Pessoas que sofrem com depressão, alcoolismo ou vício em drogas podem ter direito à aposentadoria por invalidez ou a outros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para isso, é necessário que a doença esteja em um estágio que impeça o trabalhador de exercer suas atividades e que essa condição seja comprovada por laudos médicos.

Em entrevista a , a advogada Renata Rascheja, vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), explica que não existe um benefício específico voltado apenas a dependentes químicos ou alcoólatras. No entanto, a legislação garante que, quando há incapacidade total e permanente para o trabalho, esses cidadãos podem ser amparados por programas da assistência social ou da previdência.

Entenda:

Assista a entrevista completa:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia