Cuiabá, 09 de Agosto de 2022
logo

01 de Janeiro de 2018, 07h:50 - A | A

ENTREVISTA / VEJA VÍDEO

Aumenta número de animais abandonados no período de férias

Amarrar o cão no quintal, privando-o de água, comida e espaço para se locomover é crime.

ANA CRISTINA VIEIRA
DA REDAÇÃO



Neste período do ano, quando muitas famílias saem de férias, aumenta o número de animais de estimação abandonados.  Segundo o sargento Vidal, que desde os 11 anos de idade dedica-se aos cuidados de animais abandonados, os motivos são diversos. "Têm casos em que o animal fica trancado em casa enquanto a família viaja. Você pode ligar para a Delegacia do Meio Ambiente e fazer a denúncia ao se deparar com animais trancados, sem água e sem comida", afirma. 

Ele orienta as pessoas a estruturarem suas casas para que recebam com segurança e conforto os animais. "Acorrentar o cão dentro do quintal é crime. O aconselhável é ter casa com muro, portão, com cobertura suficiente para que ele não ultrapasse". 

Sargento Vidal pontua também que a castração é a melhor alternativa para o animal, até mesmo para os cães de guarda. "Cão de guarda, castrado ou não, continua sendo o mesmo. Castrado ele fica mais disciplinado".  Em sua trajetória de mais de mil resgates de animais, o sargento comenta que a história da cadela Teka foi uma das mais emocionantes. "Ela estava há 14 dias sem água e sem ração, pesando 11,4 quilos, e hoje pesa 45 quilos".

Ele relembrou o caso da cadela abusada pelo universitário, em Cuiabá. "O rapaz responde por maus-tratos e o ideal é que a legislação sobre zoofilia seja regulamentada. A punição maior dele foi na mídia pela repercussão que a notícia tomou".

Confira a entrevista na íntegra:

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia

Vilma Lopes dos santos 06/01/2018

Parabéns Sargento Vidal pelo excelente trabalho na defesa dos animais! Vc é um ser humano exemplar! Tanto com as pessoas, quanto com os animais! Sou sua fã! Que Deus te proteja e ilumine sempre seu caminho

Marta Fernandes 03/01/2018

Graças a Deus que podemos contar com o Sargento nessa causa que é tão nobre mas pouco assistida pelos nossos governantes. Muito boa a matéria e parabéns pelo trabalho.

Rose 02/01/2018

Isso, agora vai largar de correr atrás de bandido e vai cuidar de gatos. Faça o favor.

Maria 02/01/2018

Extraordinario! Pls sargento Vidal me ajude, socorri alguns gatinhos e eles se multiplicram dentro de minha casa. tks

Rose 02/01/2018

Pessoal respeito o comentário de vcs mas sou favorável ao retorno da carrocinha. Não somos obrigados a cuidar de todos os cachorros largados na rua. Escutem só!, Vai ter um surto de raiva canina e não vai demorar. Castração urgente.

Jozi 01/01/2018

Tínhamos que ter políticas públicas voltadas para os animais, não temos nada neste sentido em Cuiabá, principalmente para animais abandonados e de rua. Se não fosse o Sargento Vidal, as ONGs e protetores que procuram ajudar de alguma forma, não sei o que sérias desses animais. Parabéns Sargento pelo belíssimo trabalho que desenvolve com os animais. Só lembrando, ele está construindo um abrigo e precisa de ajuda para terminar a construção. Vamos ajudar.

Juliane 01/01/2018

Parabéns Vidal. Além de mais pessoas como você, era preciso que os governantes cumprissem as leis e também entendessem que cuidar dos animais abandonados é uma questão de saúde público e ainda além disso, a população deveria se conscientizar e respeitar a cida desses seres indefesos. Parabéns pela sua luta, Deus o abençoe!

Sônia Herica 01/01/2018

Eu admiro muito o Sargento Vidal e gostaria que existissem mais pessoas de bom coração como ele.

Cléia Braga 01/01/2018

É revoltante 😈😈

9 comentários

1 de 1