facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024

14 de Janeiro de 2023, 17h:29 - A | A

ENTREVISTA / DÁ UM TEMPO DO CELULAR

As pessoas estão doentes emocionalmente; ansiedade e depressão atingem adultos e crianças

Cuidado com a saúde mental deve ser o ano todo, diz psicóloga

LORIANE VILLAR
DO REPÓRTER MT



O início de um novo ano é repleto de expectativas e muitas vezes, elas vêm acompanhadas de ansiedade, medo e preocupação. Por isso, movimentos sociais e especialista se dedicam ao “Janeiro Branco”, uma campanha de conscientização à pauta saúde mental.

Em entrevista ao Repórter MT, a psicóloga Gina Coelho disse que o assunto tem que ser desmistificado e tratado o ano todo.

“A gente preocupa o ano todo em estar fazendo exercício físico, estar sendo fiel a uma dieta, então a saúde mental precisa vir antes disso”.

Houve uma sobrecarga com a pandemia, vieram muitas emoções à tona, medo de perder as pessoas que a gente amava e insegurança. Foi uma montanha russa pra todo mundo

A psicóloga comentou que de um ano pra cá o atendimento no consultório de casos de depressão e ansiedade aumentou bastante, tanto de crianças como adultos.

“Eu tenho percebido que ambos estão adoecidos. Houve uma sobrecarga com a pandemia, vieram muitas emoções à tona, medo de perder as pessoas que a gente amava e insegurança. Foi uma montanha russa pra todo mundo”.

Gina Coelho lembrou que a “vida acelerada” também estimulou a ansiedade nas pessoas. A tecnologia por exemplo, trouxe consequências.

“Desde a luz do celular ou computador, ela já se comunica de uma forma com o cérebro. Nosso cérebro não sabe se dia ou noite; o que ele entende que é dia e noite, é que a claridade vem ele começa a liberar cortisol pra acordar. E quando é noite ele (cérebro) vê o escuro, sente e aí vai diminuindo cortisol, pra liberar o hormônio do sono e pra gente dormir".

Segundo Gina Coelho, os adolescentes passaram a ocupar mais o tempo com jogos eletrônicos e muitos desenvolveram TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). A psicóloga finalizou a entrevista dizendo que é preciso cuidar da saúde mental o ano todo, começar olhado pra gente mesmo, buscar o autoconhecimento para lidar melhor com a emoções e alcançar o equilíbrio.

Veja a entrevista na íntegra:

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia